O FDA emitiu um alerta para que as pessoas deixem de utilizar um suplemento popular à base de raiz de tejocote. A agência analisou 9 produtos de 9 marcas diferentes, concluindo que “O tejocote estava sendo substituído pelo oleandro amarelo, uma planta venenosa nativa do México e da América Central”.
E acrescenta que a ingestão de oleandro amarelo pode causar graves efeitos neurológicos, gastrointestinais e cardiovasculares que podem ser fatais.
Ressalta-se que o tejocote é uma fruta mexicana popular, conhecida por seu alto teor antioxidante e altas concentrações de vitaminas A e C, também utilizada como suposto recurso para perda de peso.
No entanto, substituí-lo por oleandro amarelo pode envenená-lo, de acordo com o FDA.
Os sintomas que você pode apresentar são:
· Vômitos, tonturas, diarreia, dores abdominais, distúrbios cardíacos e arritmias, na pior das hipóteses podem ser fatais.
· Segundo o relatório, as análises foram realizadas em diversos suplementos que estão disponíveis online em sites de terceiros.
O FDA aconselha:
· Que você pare de consumi-los
· Se você ingeriu esses produtos, entre em contato com seu médico
· Ligue para 9-1-1 em caso de emergência médica
De setembro até o momento, o FDA analisou 9 amostras de 9 produtos diferentes, descobrindo que continham oleandro amarelo e está trabalhando com plataformas de vendas e empresas para removê-los.
A empresa World Green Nutrition está fazendo o recall do mercado de seu produto ELV Alipotec em uma apresentação de 3 onças.
Pode ser identificado pela apresentação em frasco branco com tampa verde.
“É importante observar que a empresa não recebeu relatos de pessoas que adoeceram devido ao consumo, porém iniciamos nosso recall assim que o alerta de segurança da FDA foi emitido”.
A World Green Nutrition acrescenta que está suspendendo a venda definitiva de seu produto nos Estados Unidos.
Pede-se que as pessoas entrem em contato com a empresa para qualquer dúvida ou devolução de produtos.
Caso sejam necessárias mais informações sobre os produtos indicados e informações como prazos de validade, você pode encontrá-las na página da FDA .
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes