Foi mais uma semana incrível para o S&P 500 (SPY). Tivemos o presidente do Fed, Jerome Powell, dando seu testemunho semestral perante o Comitê Bancário do Senado. Tivemos o último resumo das vagas de emprego de janeiro. Tivemos uma corrida surpresa em um banco no Vale do Silício, colocando todo o indicador financeiro sob o microscópio. E tivemos o relatório de emprego de fevereiro. Isso é muito para cobrir, então vamos ao que interessa!.
(Aproveite esta versão atualizada do meu comentário semanal publicado originalmente em 10 de marçode 2023 no boletim informativo POWR Stocks Under $ 10).Comentário do Mercado
Tanta coisa aconteceu esta semana, que estou acompanhando dia após dia. Sinta-se à vontade para imaginar o relógio a partir do “24” ao ler o nome de cada dia.Segunda-feira
Tudo tranquilo na Frente Ocidental.
Terça-feira
As coisas finalmente começam com o primeiro dia do testemunho de Powell perante o Comitê Bancário do Senado. A maior lição do dia?
“Os dados econômicos mais recentes foram mais fortes do que o esperado, o que sugere que o nível final das taxas de juros provavelmente será mais alto do que o previsto anteriormente.”
Powell diz que a inflação continua alta e o mercado de trabalho está forte e que, embora a inflação esteja moderando nos últimos meses, ainda falta muito para chegar a 2%.
Seus comentários desencadearam uma liquidação de 1,5% no mercado, com todos os setores terminando em baixa no dia.
Quarta-feira
Em seu segundo dia no pódio, Powell repete sua mensagem de que o banco central dos EUA provavelmente aumentará as taxas do que o previsto anteriormente, mas após a liquidação de terça-feira, ele sai do roteiro para enfatizar que os formuladores de políticas não haviam ainda se decidiram sobre o tamanho de seu aumento de taxa de juros no final deste mês.
“Se – e enfatizo que nenhuma decisão foi tomada sobre isso – mas se a totalidade dos dados indicar que um aperto mais rápido é necessário, estaríamos preparados para aumentar o ritmo das altas de juros.”
“Os dados” Powell está se referindo ao punhado de relatórios econômicos importantes no convés, incluindo a leitura de janeiro sobre vagas de emprego nos EUA, o relatório de emprego de fevereiro e os dados de preços ao consumidor da próxima semana.
Na quarta-feira, também recebemos o primeiro desses relatórios – o último Resumo de Vagas de Emprego e Rotatividade de Mão de Obra (JOLTS) de janeiro, que mostra que o número de vagas caiu para 10,82 milhões, abaixo dos 11,2 milhões de vagas revisadas para cima em no mês anterior.
O Bureau of Labor Statistics informa que os setores de construção, lazer, hospitalidade e finanças mostraram os maiores recuos nas vagas de emprego.
As ações se saem um pouco melhor, com o S&P 500 (SPY) e o Nasdaq fechando ligeiramente em alta e o Dow fechando apenas ligeiramente abaixo.
Quinta-feira
Era para ser um dia relativamente calmo no mercado, com o depoimento de Powell encerrado e sem grandes reportagens programadas para serem divulgadas.
Mas, em vez disso, vemos o Silicon Valley Bank (SIVB), o banco preferido de muitas startups, dar um tiro no próprio pé depois de anunciar que estava liquidando toda a sua carteira de títulos de curto prazo e levantando US$ 2,25 bilhões em capital novo.
Isso em si não era um problema; foi quando o CEO tentou assegurar aos investidores que o banco tinha muita liquidez e afirmou ao grupo: “a última coisa que precisamos é entrar em pânico”.
Não há melhor maneira de começar uma corrida ao banco!
Todo o setor bancário é colocado sob o microscópio, com muitas ações caindo dois dígitos. O S&P 500 fecha abaixo da importante média móvel de 200 dias.
Sexta-feira
Mais um lançamento de jobs, mais um relatório mais quente do que o esperado. A economia criou 311.000 empregos em fevereiro (mais do que os 215.000 esperados) e a taxa de desemprego subiu para 3,6% com a inflação forçando mais pessoas a procurar emprego.
O ponto positivo do relatório foi que o crescimento salarial ficou em 4,6%, ligeiramente abaixo dos 4,7% previstos. No entanto, isso ainda está significativamente acima do nível pré-pandêmico… e isso será uma preocupação para o Fed.
Ah, e aquele banco que mencionei antes… o FDIC fechou na sexta de manhã. É o maior banco a cair desde o colapso do Washington Mutual em 2008.
Nada bom!Ufa! Que semana. Aqui está um gráfico para mostrar onde as coisas estão.
Você sabe, apesar de tudo, acho que minha maior conclusão de tudo ainda é o potencial de que o Federal Reserve possa voltar a uma alta de 50 pontos-base depois de desacelerar para 25 pontos-base na última reunião.
Por que isso chamou minha atenção? Porque o Fed não engasgou no final de um ciclo de alta de juros desde 1990.
O que significaria para a economia se tivéssemos uma alta de 50 bps em 22 de março?
Seria uma sirene automática de “todo mundo em pânico, a recessão está chegando”? Absolutamente não.
Seria um “Ah bom, com certeza vamos conseguir um pouso suave” tudo claro? Também definitivamente não.
Na verdade, não sabemos o que significaria porque não vimos isso acontecer na história recente. E porque não sabemos o que isso significa, temos que agir com cautela.
Ainda continuaremos negociando e continuaremos usando nossa vantagem para encontrar ações abaixo de $ 10 que estão prontas para explodir a novos patamares.
Tudo isso pode acontecer em um mercado que parece estar em terreno instável? Absolutamente.
Conclusão
Se você pensou que esta semana foi volátil, então aperte os cintos para o boom!
Temos CPI e PPI agendados para terça e quarta-feira, quádruplo na sexta-feira (um evento de opções que geralmente vem com uma onda de volatilidade) e, em seguida, a próxima reunião do Federal Reserve na semana seguinte.
Com todos no limite, outro banco quebrando ou um relatório de inflação acima do esperado pode fazer com que as ações despenquem. Como eu disse, vamos pisar com cuidado e ainda ficar de olho no nosso próximo grande vencedor.
O que fazer a seguir?
Se você gostaria de ver mais ações de destaque abaixo de $ 10, então você deve verificar nosso relatório especial gratuito:
3 ações para DOBRAR este ano
O que dá a essas ações o material certo para se tornarem grandes vencedoras, mesmo neste mercado de ações brutal?
Primeiro, porque são todas empresas de baixo preço com maior potencial de upside nos mercados voláteis de hoje.
Mas ainda mais importante, é que todas elas são ações com classificação de compra superior de acordo com nosso cobiçado sistema de classificações POWR e se destacam em áreas-chave de crescimento, sentimento e impulso.
Clique abaixo agora para ver essas 3 ações interessantes que podem dobrar ou mais no próximo ano.
3 ações para DOBRAR este ano
Tudo de bom!
Meredith Margrave
Estrategista-chefe de crescimento, StockNews
Editor, Boletim informativo de ações da POWR abaixo de $ 10
As ações da SPY fecharam a $ 385,91 na sexta-feira, queda de $ -5,65 (-1,44%). No acumulado do ano, o SPY ganhou 0,91%, contra um aumento percentual no índice de referência S&P 500 durante o mesmo período.
Sobre a autora: Meredith Margrave
Meredith Margrave tem sido uma notável especialista financeira e comentarista de mercado nas últimas duas décadas. Ela é atualmente a editora dos boletins POWR Growth e POWR Stocks Under $ 10. Saiba mais sobre o passado de Meredith, juntamente com links para seus artigos mais recentes.
Mais…
O post
Fazendo sentido de uma semana louca nos mercados apareceu primeiro em StockNews.com Confira o link original do post
Todas as as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.