Queda é de 5,7% sobre janeiro e a primeira vez em 20 meses que o indicador fica abaixo dos 10 milhões
Os EUA encerraram fevereiro de 2023 com 9,9 milhões de vagas de emprego abertas no país, segundo divulgou nesta terça-feira (4) o Departamento de Trabalho americano. Trata-se de uma queda de 5,7% sobre o dado revisado do mês anterior (10,5 milhões).
É a primeira vez que o indicador fica abaixo da marca dos dez milhões desde maio de 2021, quando havia anotado 9,8 milhões. Ainda assim, segue bem acima da média pré-pandêmica, mostrando que a demanda por trabalhadores continua forte nos EUA. Esse é um cenário que, segundo analistas, beneficia os imigrantes, pois a mão de obra estrangeira é a principal solução para o país expandir sua força de trabalho.
Atualmente, a taxa de desemprego nos EUA é de 3,6% – uma das menores das últimas cinco décadas. Em números absolutos, são 5,9 milhões de pessoas. Isso significa que, mesmo que todas elas fossem contratadas, ainda assim restariam 4 milhões de postos de trabalho abertos nas empresas estadunidenses.
“A queda em fevereiro mostra a preocupação de alguns setores, em especial o de tecnologia, com o crescimento ao longo do ano. Isso faz com que as empresas ajustem suas folhas de pagamento. Ainda assim, é um cenário bastante aquecido e que mostra a resiliência da economia americana”, analisa Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration, consultoria imigratória sediada em Washington, D.C. e que atende clientes de mais de 30 países.
Ainda de acordo com os dados divulgados hoje pelo Departamento de Trabalho, os EUA registraram 6,2 milhões de contratações e 5,8 milhões de demissões em fevereiro. Esses números incluem trabalhadores que podem ter sido contratados e desligados mais de uma vez durante o mês. No acumulado de 2023, são 12,49 milhões de admissões e 11,72 milhões de desligamentos – um saldo líquido positivo de 770 mil.
A maior quantidade de vagas abertas nas empresas dos EUA foi registrada em março de 2022. Naquele mês, havia 12 milhões de posições a serem preenchidas. “É preciso esperar para ver se o recuo em fevereiro foi apenas um ajuste de rota ou pode representar uma tendência para o resto do ano”, pondera Costa.
Setores em Alta
Em fevereiro de 2023, os setores da economia americana que mais reduziram a quantidade de vagas abertas foram os de serviços profissionais e empresariais (-278 mil), que concentra grande parte das empresas de tecnologia; saúde e assistência social (-150 mil); e transporte, armazenagem e serviços essenciais (-145 mil).
Por outro lado, houve acréscimo de 129 mil vagas na construção civil e de 38 mil no ramo de artes, entretenimento e recreação.
Pedidos de demissão
Os EUA ainda vivem o fenômeno da “Grande Demissão” ou “Grande Renúncia”, em que uma quantidade elevada de trabalhadores tem pedido para sair de seus empregos. Em fevereiro de 2023, por exemplo, foram 4 milhões de pedidos de demissão. Em janeiro, haviam sido 3,9 milhões.
Vagas abertas nos EUA por setor – fevereiro de 2023
- Serviços Profissionais e Empresariais – 1,823 milhão
- Saúde e Assistência Social – 1,684 milhão
- Acomodação e Serviços de Alimentação – 1,275 milhão
- Poder Público – 995 mil
- Comércio Varejista – 829 mil
- Transporte, Armazenagem e Serviços Essenciais – 448 mil
- Bens Duráveis – 475 mil
- Construção – 412 mil
- Outros Serviços – 360 mil
- Finanças e Seguros – 350 mil
- Comércio Atacadista – 315 mil
- Artes, Entretenimento e Recreação – 226 mil
- Bens Não Duráveis – 219 mil
- Serviços Educacionais – 178 mil
- Informação – 147 mil
- Imobiliário – 127 mil
- Mineração e Silvicultura – 35 mil
Quantidade de vagas de empregos abertas nos EUA nos últimos 12 meses
Fonte: United States Job Openings – YCharts
Sobre a AG Immigration
A AG Immigration é um dos principais escritórios de advocacia migratória dos EUA, já tendo auxiliado cidadãos de 32 países a obter o green card americano. É fundada por dois brasileiros: o empresário Rodrigo Costa e o advogado Felipe Alexandre, que figura há seis anos na lista dos 10 melhores advogados de imigração do American Institute of Legal Counsel e já foi duas vezes eleito para o ranking de Estrelas em Ascensão (“Rising Stars”) da Thomson Reuters. Em 2023, a empresa recebeu o título de “Immigration Law Trailblazers” da revista americana The National Law Journal. A AG Immigration tem sede em Washington, D.C., além de escritórios em Miami, Orlando, Las Vegas, Los Angeles e Nova York.
Mais informações: https://agimmigration.law/
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes