No mês de janeiro, um total de 109 repatriações de imigrantes foi registrado nos Estados Unidos, de acordo com dados coletados por órgãos de imigração, como reportado pela CNN. Esse número representa uma queda em comparação com a média dos últimos seis meses e é inferior ao registrado no mesmo período em 2024.
O levantamento foi realizado por Tom Cartwright, que monitora as estatísticas do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas para a organização de defesa de direitos humanos “Witness at the Border”.
Confira a distribuição dos voos de repatriação por país:
- Guatemala: 31 voos
- Honduras: 24 voos
- México: 14 voos
- Colômbia: 12 voos
- Equador: 9 voos
- El Salvador: 8 voos
- Peru, República dominicana, Nicarágua, Brasil: 2 voos cada
- Jamaica, Cuba e China: 1 voo cada
O analista ressalta que 65 desses voos ocorreram durante a administração do presidente democrata Joe Biden, enquanto os outros 44 sucederam a posse do presidente republicano Donald Trump.
Cartwright também enfatiza que, dos 109 voos de deportação, oito foram realizados em aeronaves militares Boeing C-17 da Força Aérea Americana, sendo quatro desses destinados à Guatemala, dois a Honduras, um ao Equador e um ao Peru.
Vale mencionar que todas as deportações utilizando aviões militares em janeiro foram feitas sob a gestão de Trump.
O total de voos poderia ser maior,pois dois aviões que partiam de San Diego,na Califórnia,tiveram que voltar após a recusa do presidente colombiano Gustavo Petro em aceitá-los,mencionando preocupações quanto às condições dos deportados.
Veja o artigo original
Artigo original por Brazilianpress
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do site acima.