Um aguardado relatório do governo,que será lançado ainda este mês,investiga uma potencial correlação entre o uso do analgésico Tylenol (acetaminofeno) durante a gestação e um aumento nos riscos de autismo em crianças. A notícia, veiculada pelo Wall Street Journal, teve um impacto significativo nas ações da Kenvue, fabricante do medicamento, que caiu quase 10% após a revelação.
O documento, elaborado sob a supervisão do secretário robert F. Kennedy Jr. pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS), também examina as deficiências de folato como um possível fator relacionado ao autismo, sugerindo o uso de suplementos de ácido fólico para mitigar sintomas associados. No entanto, o relatório oficial ainda não foi tornado público, e especialistas alertam que não há motivos para pânico até que novas evidências sejam apresentadas.
Em resposta a essas alegações, a Kenvue reafirmou que seu produto possui aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para uso durante a gravidez, recomendando que as gestantes consultem profissionais de saúde antes de tomar qualquer medicação.
uma revisão realizada pela Icahn School of Medicine at Mount Sinai, que foi publicada em agosto, analisou 46 estudos com mais de 100 mil participantes e indicou que pesquisas mais rigorosas tendem a apontar uma possível relação entre a exposição prenatal ao acetaminofeno e um aumento no risco de autismo e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Entretanto,os pesquisadores enfatizaram que a evidência não confirma uma relação causal e reiteraram a importância do uso prudente do medicamento,em doses controladas e por períodos curtos,sempre sob supervisão médica. Instituições respeitáveis, como a Autism Science Foundation e o American College of Obstetricians and Gynecologists, afirmam que as evidências disponíveis são ainda limitadas e inconsistentes, não permitindo estabelecer uma ligação clara entre o acetaminofeno e os transtornos mencionados.
Com informações do Wall Street Journal.
Confira o link original do post
Matéria original por AcheiUSA
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do site acima.