As opiniões expressas pelos colaboradores do Entrepreneur são próprias.
Não somos apenas funcionários ou gerentes — somos líderes e levantadores de maré, pelo menos na versão de nós mesmos que inspira o melhor daqueles que nos rodeiam. Tente fazer aquele fuso horário e privação de sono, correndo de reunião em reunião, prazo em prazo, apenas para pousar em casa e depois viajar para esportes nos fins de semana. Eu estive no meu essencial estoico (e rotina) e fora, e o fora não foi bonito. Depois de uma semana recente de folga, passando por alguns livros na minha estante, lembrei-me da genialidade dos estóicos e da necessidade de renovação.
A filosofia estóica está ressurgindo em popularidade, e por boas razões. A famosa “dicotomia de controle” estóica e concentrar seu tempo e energia no que você pode controlar é um princípio incrivelmente importante nos negócios e na vida. É realmente evidente – ser pego no barulho do que você não pode controlar é uma distração do tempo e da energia que você pode. Embora haja muitas adversidades na vida sobre as quais temos controle limitado, nossas respostas sempre dependem de nós.
Relacionado: Por que os melhores líderes empresariais de hoje buscam o estoicismo
Pergunte a si mesmo: isso é essencial?
Um dos atrativos da filosofia estóica é a praticidade. É uma filosofia e psicologia fortalecer o caráter e o espaço mental. Sem os hábitos certos, será difícil aproveitar os benefícios dos princípios estóicos – portanto, estar fora do meu jogo sem minha rotina.
Marco Aurélio nos insta que “A perturbação vem apenas de dentro – de nossas próprias percepções.” Ele fez uma pergunta retórica chave: “Isso é essencial?” lembrando-nos que, em última análise, depende de nós aprofundar o que é essencial e remover o que não é essencial. Essenciais como focar no que controlamos, fazer uma pausa quando estamos com raiva, usar circunstâncias/pessoas difíceis como oportunidades e recuar para sua cidadela interior (meditação, exercícios respiratórios, reflexão, etc.) são práticas estóicas muito relevantes para a liderança. O exercício é outra prática fundamental para os estóicos; não para ter uma boa aparência, mas para se sentir confortável com a luta, pois a vida é uma luta, fortalecendo a mente/corpo.
Acontece que os estóicos não eram apenas profundamente filosóficos, mas também muito à frente de seu tempo com princípios e práticas que promovem nosso melhor espaço mental.
Acerte sua neurobiologia
Líderes precisam inspirar, então nosso foco, humor e temperamento são fundamentais. A privação do sono causa estragos no humor, desempenho cognitivo geral, ativação do sistema nervoso simpático (resposta de “fuga ou luta”), aumento do cortisol (o “hormônio do estresse”) e toda uma série de outros problemas. Não pode haver neurobiologia ideal (ou qualquer biologia, nesse caso) com sono ruim.
Inspirar o melhor nos outros, todos reunidos em torno do “porquê”, requer um suprimento constante de dopamina – um hormônio chave para motivação, foco e satisfação. Aspiramos ser autênticos líderes servidores com equilíbrio diante da adversidade. O nível de dopamina de um líder requer investimento e renovação se ele espera influenciar positivamente os níveis de dopamina das pessoas ao seu redor. A boa dopamina por meio de atalhos com comportamentos viciantes é realmente tóxica, pois somos recompensados pelos comportamentos que – no mínimo – nos distraem do nosso melhor e, em níveis mais profundos, revelam o nosso pior.
Não é o seu problema? Verifique o tempo de tela. Em uma pesquisa de 2021 com mais de 2.000 pessoas com 18 anos ou mais, 68% dos entrevistados passam em média de três a seis horas diariamente em seus telefones (sem incluir o uso relacionado ao trabalho). O tempo excessivo de telefone, rolagem e mídia social é um veneno para nossas mentes e nosso potencial. Adicione isso à interrupção do sono – doses compostas de veneno.
Claro, não é tudo sobre dopamina. A serotonina tem tudo a ver com estar presente, contente e grato. Os líderes também precisam estar presentes e gratos às suas equipes, mas o equilíbrio é fundamental. Se você tem muita serotonina, está muito relaxado; mas se você não tem o suficiente, você fica muito estressado. Os líderes precisam de equilíbrio e um meio termo. O exercício aumenta a dopamina e a serotonina, mas também libera endorfinas (e traz inúmeros outros benefícios mente-corpo), culminando naquele estado energizado, de bem-estar e desestressado. Os líderes são melhores com exercícios, ponto final.
É o mesmo com a atenção plena – um essencial estóico chamado “recuo da cidadela interior”. Para mim, esta é a meditação que traz uma infinidade de benefícios, incluindo aumento do foco, bem-estar emocional, redução do estresse e redução da ansiedade, o que não é surpreendente, visto que a prática ativa o sistema nervoso parassimpático (equilibrando a resposta simpática), reduz o cortisol e melhora positivamente influencia tanto a ativação da região do cérebro quanto o crescimento da massa cinzenta. Não gosta de meditação? Sentindo raiva de um colega (ou um de seus filhos)? Ansioso por uma grande apresentação? Mesmo fazendo alguns exercícios básicos de respiração profunda, você diminuirá a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de cortisol.
Relacionado: Estas 7 lições dos antigos estóicos são relevantes para os empreendedores hoje
Decida sua rotina com antecedência
Quando estou no meu jogo, são princípios, não sentimentos – as rotinas certas conduzem a neurobiologia certa. Quando estou fora do meu jogo, não estou “muito ocupado”, simplesmente não sou intencional o suficiente – a velha verdade atemporal de que a estrutura e o cronograma de alguém apenas revelam suas prioridades. Os hábitos, de fato, são atômicos e as prioridades são, em última análise, julgamentos de valor. Devemos decidir comissionar com antecedência os hábitos que atualizam nosso melhor como líderes. Se eu cair do cavalo, Marco Aurélio me lembra de “se levantar” e “abraçar totalmente a perseguição na qual você embarcou”.
Quando estou no meu jogo, esta é minha rotina:
- Noite. Pare de rolar: as mídias sociais, Netflix ou qualquer outra atividade de luz azul são cortadas duas horas antes de dormir e deixo todos os dispositivos fora do quarto. Líderes são leitores, não scrollers – leia para expandir horizontes e melhorar como líder e pensador (sem mencionar uma boa atividade de relaxamento antes de ir para a cama). Leia, faça um diário e/ou reflita antes de apagar as luzes e tente dormir de sete a oito horas.
- Manhã. Acorde cedo e invista em sua mente e corpo antes do barulho começar. A pessoa que você quer ser, seu porquê pessoal, o porquê de seu grupo/empresa — como líderes, sabemos que ruídos e obstáculos estão por vir. Fortaleça a mente/corpo todas as manhãs antes de começar o dia com exercícios, leitura, meditação, diário, etc.
- No meio. Se você não pôde se exercitar cedo por qualquer motivo, encontre o horário durante o dia. O mesmo com meditação, exercícios respiratórios, reflexão ou até uma caminhada rápida – encontre pausas para a atenção plena em algum momento entre as reuniões, mesmo que sejam apenas alguns minutos. Pratico os princípios estóicos ao longo do dia, perguntando a mim mesmo: “O que eu controlo neste exato momento?”
Relacionado: Bilionários como Warren Buffett, Jeff Bezos e Mark Cuban vivem pela filosofia estóica antiga
Nossos negócios, famílias e esferas de influência merecem nosso melhor espaço? Como líderes, devemos nos perguntar constantemente – com nosso tempo, energia e, em última análise, nossas prioridades – isso é essencial? Imagine o tipo de líder que poderíamos ser se fosse (ou não fosse).
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.