Enquanto os departamentos de polícia lutam para recrutar e reter policiais, alguns procuram um grupo de candidatos anteriormente inexplorado para preencher as vagas de emprego.
Estados, incluindo Califórnia e Colorado, começaram a aprovar leis que permitiriam que não cidadãos autorizados a trabalhar nos EUA se tornassem policiais, enquanto outros, como New Jersey, estão considerando uma legislação semelhante. As medidas tornam os destinatários do programa Ação Diferida para Chegadas na Infância, ou DACA, elegíveis para o trabalho de aplicação da lei.
Historicamente, os destinatários do DACA foram proibidos de manter empregos na aplicação da lei devido a várias disposições da lei estadual.
O programa DACA, que oferece proteção contra deportação para pessoas que vieram para os Estados Unidos sem status legal antes de completar 16 anos e que vivem no país continuamente desde pelo menos 2007, tem cerca de 580.000 beneficiários ativos nos Estados Unidos.
Antes de mudar sua lei no ano passado, a Califórnia exigia que os policiais, ou oficiais de paz, fossem cidadãos americanos ou residentes permanentes que fossem elegíveis e solicitassem a cidadania.
No Colorado, os beneficiários do DACA anteriormente não podiam portar armas de fogo legalmente. A nova medida do Colorado, que foi sancionada pelo governador Jared Polis em abril, acaba com essa proibição.
“É uma política inteligente, especialmente com cada vez menos pessoas querendo ir para a aplicação da lei”, disse Art Acevedo, chefe interino de polícia do Departamento de Polícia de Aurora, no Colorado, que tem 71 vagas abertas.
Os defensores de medidas semelhantes observaram que os não cidadãos autorizados a trabalhar nos EUA já podem servir nas forças armadas, tornando o trabalho de aplicação da lei uma extensão natural.
Os críticos de tal legislação, no entanto, dizem que as carreiras na aplicação da lei devem ser reservadas aos cidadãos dos EUA e que os não cidadãos não devem portar armas de fogo ou possuir o poder de prender cidadãos.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes