Espera-se que cerca de 81 mil pessoas sejam elegíveis sob a nova lei estadual, chamada “Carteira de Motorista para Todos”. O governador democrata de Minnesota, Tim Walz, sancionou a lei que entra em vigor em 1º de outubro
Da Redação – Enquanto que na Flórida seguem as leis rígidas contra imigrantes indocumentados, no estado de Minnesota os imigrantes sem status legal de imigração podem agora iniciar o processo de obtenção de sua carteira de motorista. Espera-se que cerca de 81 mil pessoas sejam elegíveis sob a nova lei estadual, chamada “Carteira de Motorista para Todos”.
Os imigrantes em Minnesota já podem iniciar o processo de obtenção da driver’s license, agendando uma consulta para o teste escrito, anunciaram autoridades estaduais na quinta-feira (7).
A estimativa é de que cerca de 81.000 pessoas sejam elegíveis sob a nova lei estadual – chamada “Carteira de Motorista para Todos”. Eles agora podem marcar consultas para se inscrever, mas não poderão obter uma licença até que a lei entre em vigor em 1º de outubro.
O governador democrata de Minnesota, Tim Walz, sancionou a lei este ano. Ele reverte uma mudança de 2003 feita pelo então governador republicano Tim Pawlenty que proibia imigrantes em situação irregular de solicitar licenças, citando preocupações de segurança após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
“Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte de estados que oferecem carteiras de motorista para todos”, disse Pong Xiong, diretor de “Serviços para Motoristas e Veículos do Departamento de Segurança Pública de Minnesota”, em entrevista coletiva.
A nova lei elimina a exigência de que os candidatos comprovem presença legal no país, disse Jody-Kay Peterson, diretora do “Programa de Serviços ao Motorista do Departamento de Segurança Pública”.