Correções e Esclarecimentos: Uma versão anterior desta história descaracterizou o campeonato de Kamila Valieva. Ela é a atual campeã europeia.
PEQUIM — Uma estrela da patinação artística russa está no limbo olímpico após um teste de doping positivo, preparando o cenário para uma dramática audiência legal no Tribunal Arbitral do Esporte.
Após dias de incerteza e relatos da mídia, a Agência Internacional de Testes confirmou na sexta-feira que Kamila Valieva, a favorita ao ouro individual no Inverno Olympics, testou positivo para um agente metabólico proibido chamado trimetazidina e desde então foi provisoriamente suspenso e reintegrado pela Agência Antidoping Russa. fora dos Jogos e também impactar os resultados da competição por equipes, onde ela ajudou a levar a Rússia ao ouro no início desta semana.
Uma decisão final sobre se Valieva pode patinar no individual feminino competição, que começa terça-feira, ainda não foi alcançada. E a questão agora se tornou a força motriz por trás de uma batalha legal urgente e complexa entre o Comitê Olímpico Internacional e a RUSADA.
“Queremos agilizar isso o mais rápido possível”, COI disse o porta-voz Mark Adams em uma entrevista coletiva na sexta-feira. “É uma questão legal, e as questões legais, infelizmente, podem ser muito, muito complicadas. Mas para todos os envolvidos – não apenas o atleta russo, mas obviamente todos os atletas envolvidos na competição anterior – todos nós precisamos ver o mais rápido possível uma resolução para isso.”
Rússia diz que a medalha de equipe foi ‘honestamente conquistada’
A Olimpíada da Rússia O comitê defendeu Valieva em um comunicado na sexta-feira, dizendo que ela já fez outros testes de doping – no Campeonato Europeu de Patinação Artística em janeiro e em Pequim durante as Olimpíadas – que deram negativo. )”(Valieva) tem o direito de treinar e participar de competições na íntegra sem restrições, a menos que o Tribunal Arbitral do Esporte tome uma decisão diferente sobre seu status em relação aos Jogos Olímpicos”, disse o ROC, que também descreveu sua medalha de ouro no evento de patinação artística por equipes como “ganhou honestamente.”
RUSADA não respondeu imediatamente a um e-mail do USA TODAY Sport está procurando comentários.
SIGA A CHASE FOR GOLD: Inscreva-se agora e nunca perca um momento de Pequim
ATUALIZAÇÕES DE TEXTO DE PEQUIM: Obtenha acesso aos bastidores das Olimpíadas
Kamila Valieva de A Rússia patina no programa curto feminino durante os Jogos Olímpicos de Pequim 2022.
O caso de Valieva é extremamente complexo, em parte devido à linha do tempo dos eventos.
De acordo com o ITA, que supervisiona o programa antidoping nas Olimpíadas, a amostra em questão foi coletada em 25 de dezembro no Campeonato Russo de Patinação Artística em São Petersburgo. Um laboratório em Estocolmo, na Suécia, relatou a presença de trimetazidina na amostra à RUSADA na terça-feira – após a conclusão do evento por equipes e antes da cerimônia de medalha programada naquela noite.
O motivo pois o atraso entre as duas datas não é imediatamente claro.
COI vai apelar da decisão do comitê RUSADA
Nas 72 horas seguintes, o teste positivo desencadeou uma série complicada de audiências envolvendo várias organizações em vários níveis do ecossistema esportivo internacional, conforme detalhado pelo ITA.
Primeiro, RUSADA suspendeu provisoriamente Valieva de competir ou praticar, porque é exigido pelo código da Agência Mundial Antidoping para fazê-lo. Então, Valieva recorreu com sucesso de sua suspensão perante um comitê disciplinar da RUSADA. Essa audiência ocorreu na quarta-feira, o que lhe permitiu praticar quinta e sexta-feira.
Agora, cabe ao COI ou a outra organização internacional apelar da decisão daquele comitê disciplinar da RUSADA.
O COI já disse que planeja fazê-lo, embora ainda não tenha recebido a explicação completa por trás da decisão do comitê RUSADA. A questão irá então para o CAS, um tribunal com sede na Suíça que efetivamente tem a palavra final sobre disputas esportivas globais.
“É necessária uma decisão antes da próxima competição que o atleta deve participar”, disse o ITA, que representará essencialmente o COI em seu recurso.
A controvérsia russa de doping em Pequim é inteiramente de autoria do COI
O CAS não recebeu um pedido formal de apelação sobre o caso Valieva até o momento no início da tarde de sexta-feira em Pequim, de acordo com um porta-voz da CAS. O porta-voz da WADA, James Fitzgerald, disse que sua organização não está envolvida neste momento. Painel disciplinar da RUSADA para levantar a suspensão de Valieva. Não se trata das especificidades do caso Valieva.
“O processo sobre o mérito da aparente violação da regra antidoping, incluindo o direito do atleta de solicitar a análise do B- amostra, será perseguido pela RUSADA oportunamente”, disse o ITA no comunicado.
Isso significa que, se o recurso do COI for bem-sucedido, poderá qual Valieva está mais uma vez suspensa provisoriamente, mas ainda pode apresentar seu próprio recurso, sobre as especificidades do teste positivo. Isso levaria a uma audiência separada.
Caso complicado envolve menor
Vale a pena notar que, aos 15 anos, Valieva é considerada uma “pessoa protegida” pelas regras antidoping, o que pode levar a penalidades mais leves e mais escrutínio ao “pessoal de apoio ao atleta” que possa ter contribuído para a situação.
Depois, há também a questão do evento por equipes, onde até quatro equipes olímpicas de patinação artística estão se perguntando se ou quando receberão suas medalhas. A União Internacional de Patinação não poderá decidir sobre o resultado do evento por equipes até que o caso de Valieva seja resolvido.
“Espero que, pelo menos antes de partirmos, nós’ conseguiremos (nossa medalha de equipe)”, disse Nathan Chen, membro da equipe dos EUA que ganhou a prata. (O Japão conquistou o bronze.)
O caso de Valieva chega em um momento delicado e altamente carregado tanto para o COI quanto para a Rússia, que não deveria ter uma presença formal nesses Jogos como punição por seus esforços anteriores de doping patrocinados pelo Estado. Atletas russos em Pequim representam tecnicamente o “Comitê Olímpico Russo” e não a própria nação. , e patinação artística, um esporte que é amado na Rússia. As mulheres russas venceram cada uma das duas últimas Olimpíadas e cinco dos últimos seis campeonatos mundiais, incluindo um pódio nos campeonatos mundiais mais recentes em março.
Entre em contato com Tom Schad em tschad@usatoday.com ou no Twitter @Tom_Schad.
Este artigo foi publicado originalmente no USA TODAY: O doping da patinadora russa Kamila Valieva banimento suspenso antes das Olimpíadas
Confira o link original do post Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhesEsse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.