Um ex-jogador do Northwestern disse que os supostos atos de trote ocorridos no programa de futebol eram “comportamento flagrante, vil e desumano”.
A Northwestern anunciou na sexta-feira que suspendeu o técnico Pat Fitzgerald por duas semanas sem remuneração após uma investigação sobre alegações de trote. A Northwestern disse que não encontrou “evidências suficientes” de que Fitzgerald ou a comissão técnica estavam cientes do trote.
A escola informou ter recebido denúncia de trote em novembro. O ex-jogador que relatou as acusações falou ao Daily Northwestern em um artigo publicado no sábado e detalhou o que ele disse serem rituais de trote generalizados dentro do programa.
O jogador não foi identificado na história, pois pediu para permanecer anônimo. Do Daily Northwestern:
Se um jogador fosse selecionado para “correr”, disse o jogador que falou com o The Daily, ele seria contido por um grupo de 8 a 10 veteranos vestidos com várias máscaras “tipo expurgo”, que então começaria a “transar a seco” com a vítima em um vestiário escuro.
“É uma experiência chocante como calouro ver seus colegas calouros correrem, mas depois você vê todo mundo parado no vestiário”, disse o jogador. “É apenas uma cultura realmente abrasiva e bárbara que permeou todo esse programa por anos a fio.”
O Daily obteve imagens de quadros brancos rotulados como “Runsgiving” e “Shrek’s List”, contendo uma lista de nomes indicando jogadores que o jogador disse que precisavam ser “correu”.
O ex-jogador disse ainda que o sinal para o ritual do trote era o bater de palmas sobre a cabeça do jogador. Ele alegou que os jogadores entenderam que Fitzgerald estava ciente do ritual.
De acordo com o jogador que conversou com o The Daily, Fitzgerald repetidamente fazia o sinal durante os treinos quando os jogadores, especificamente os calouros, cometiam um erro.
O jogador acredita que alguns jogadores interpretaram Fitzgerald fazendo esses sinais como conscientemente “encorajando” o trote a continuar.
Fitzgerald disse em comunicado após sua suspensão que não estava ciente dos supostos incidentes.
“Fiquei muito desapontado quando soube das alegações de trote em nosso time de futebol”, disse Fitzgerald em seu comunicado. “Embora eu não estivesse ciente dos supostos incidentes, conversei com funcionários da universidade e eles me informaram sobre uma suspensão de duas semanas, com efeito imediato.”
“O futebol do Noroeste se orgulha de produzir não apenas atletas, mas jovens excelentes com caráter condizente com o programa e nossa universidade. Mantemos nossos alunos-atletas e nosso programa nos mais altos padrões; continuaremos a trabalhar para superar esses padrões no futuro.”
Jogadores do noroeste defendem Pat Fitzgerald em carta
Uma carta enviada na noite de sábado em nome dos atuais jogadores do time do noroeste afirmava que as alegações do jogador eram “exageradas e distorcidas”.
“As recentes alegações apresentadas são exageradas e distorcidas”, dizia a carta. “É desanimador ver que as alegações feitas contra nossa equipe foram exageradas e distorcidas em mentiras. Essas invenções foram feitas com a intenção de prejudicar nosso programa e manchar a reputação de nossos dedicados jogadores e comissão técnica. Negamos firmemente a validade dessas acusações e permanecemos unidos em nossa afirmação de que elas não refletem o verdadeiro caráter de nossa equipe”.
Você pode ler a carta na íntegra aqui.
O artigo do Daily Northwestern também mencionou outras alegações de rituais de trote, incluindo uma prática em que os calouros tiveram que duplicar um snap do centro para o zagueiro enquanto os dois jogadores estavam nus. Também citou um segundo jogador que observou a existência do ritual.
Presidente da Northwestern diz que ‘errou’ com a suspensão de Pat Fitzgerald
Mais tarde no sábado, o presidente da Northwestern, Michael Schill, divulgou uma carta abordando a situação.
Schill sustentou que não havia nenhuma evidência direta de que Fitzgerald estava ciente do trote, mas admitiu que “errou” com a punição leve para o treinador. Ele disse que Fitzgerald deveria saber sobre o trote, pois ele é responsável por todas as facetas do programa:
Depois de revisar o relatório, avaliei uma suspensão de duas semanas para o técnico Pat Fitzgerald, que entrou em vigor imediatamente. No entanto, após reflexão, acredito que posso ter errado ao avaliar a sanção apropriada para o treinador Fitzgerald.
O relatório confidencial concluiu que, embora houvesse evidências corroborantes de que o trote ocorreu, não havia nenhuma evidência direta de que o treinador Fitzgerald estava ciente do trote. Ao determinar uma penalidade apropriada para o técnico principal, concentrei-me demais no que o relatório concluiu que ele não sabia e não o suficiente no que deveria saber. Como treinador principal de um de nossos programas de atletismo, o treinador Fitzgerald não é apenas responsável pelo que acontece dentro do programa, mas também deve tomar muito cuidado para manter nosso compromisso institucional com a experiência do aluno e nossa prioridade para garantir que todos os alunos – graduação e pós-graduação – podem prosperar durante seu tempo na Northwestern. Claramente, ele falhou em cumprir esse compromisso, e eu não considerei suficientemente essa falha ao impor uma sanção.
Como a suspensão de Fitzgerald começou na sexta-feira, isso não afeta sua presença durante os preparativos em campo para a temporada de 2023. Northwestern foi 1-11 em 2022 na pior temporada da gestão de Fitzgerald com a equipe. Ele é o técnico principal do time desde 2006 e tem um cartel de 110-101.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.