BOSTON — “Nós aqui.”
Mais do que a excelência usual era exigida do Golden State Warriors, mais de acabando de vencer um jogo fora de casa pela 27ª série consecutiva.
O Boston Celtics vem crescendo em confiança nos últimos dias, entendendo o quão perto eles estão de romper e afirmar uma competitividade arrogância que beira o campeão.
A noite exigia não apenas precisão e concentração, mas algo extra que apenas alguns especiais podem convocar, principalmente em ambientes onde a hostilidade é tão intensa das arquibancadas como o adversário determinado.
Não foi a jogada que definiu o jogo, que balançou pela próxima hora e meia, mas Stephen Curry sentiu que era necessário para fazer uma declaração antecipada aos torcedores do Boston – uma mensagem que reverberou cerca de 7 metros à sua direita, até o banco do Celtics.
Ele correu de volta, pegou um rosto na multidão e deixe uma liberação cheia de adrenalina de seu pulmões depois de liberar algo perfeito da ponta dos dedos.
“Aquele fogo era eu apenas tentando mostrar que estamos aqui esta noite”, disse Curry.
Foi indiscutivelmente o melhor jogo de Curry nas finais da NBA, embora os números digam que ele caiu um pouco de seus recordes mais altos.
Mas foi seu desempenho mais desesperado e determinado — 43 pontos, 10 rebotes, quatro assistências na vitória do jogo 4 por 107-97 no TD Garden.
O Boston Celtics exerceu tanta força na vitória decisiva do jogo 3, esperava-se que eles tratassem a oportunidade como um presente e aplicassem mais pressão em um Curry manco e duvidando de Draymond Green.
A resposta deveria vir de Green – ele o mestre força e emoção – mas, em vez disso, foi o menor membro dos cinco primeiros dos Warriors que se ajeitou e flexionou, enfrentando os Celtics.
estrela do Golden State Warriors Stephen Curry comemora contra o Boston Celtics durante o jogo 4 das finais da NBA de 2022 no TD Garden em Boston em 10 de junho de 2022. (Elsa/Getty Images)
Nos anos anteriores, as emoções de Curry poderiam ter sido percebidas como uma arrogância deliciosa, mas nestas finais da NBA, as ações de Curry foram desafiadoras. Seu penúltimo field goal, um corredor flutuante da linha de lance livre, produziu suspiros audíveis por toda a Causeway Street.
Ficar para trás por 3 a 1 não teria sido uma sentença de morte, mas todos podiam ver o que estava por vir se os Warriors não jogassem água fria em um time do Celtics bêbado de confiança – um ponto em que Curry e os Warriors estiveram e levaram o lado dos negócios de uma má derrota nas finais.
Mas eles eram homens muito mais jovens na época e não podem arcar com a variação. Curry não pode se dar ao luxo de desperdiçar um passo de movimento nesta série, brincando com a concentração e a consciência que tudo isso recai sobre aqueles ombros outrora esguios e agora elegantes.
Isso não é É uma ótima série para Green em termos de confrontos, e ele está lutando mais do que o esperado. Klay Thompson, um sutilmente desafiador, está jogando após duas lesões devastadoras na perna.
Em comparação, Curry é o jogador mais saudável dos experientes, mais bem equipado para desespero e explosão .
Os uivos nos corredores do TD Garden, acompanhados pelo grupo de viajantes cantando “Warriors” logo após uma vitória improvável, contrastavam perfeitamente com o que Curry chamou de “travessuras”. ” – frases desagradáveis destinadas a Curry, Green, Thompson e qualquer outra pessoa vestindo Warriors de preto na noite de um “branco”.
“Contamos com Draymond trazendo essa energia e fogo ao longo da temporada e ano após ano”, disse Curry. “Seja a torcida deles, o time deles, o nosso time, quem quiser ver essa energia e esse fogo, nós nos alimentamos disso.
“Você pode querer tanto, você meio que se atrapalha um pouco e todo mundo sente um pouco de pressão, e pode seguir o caminho oposto. Eu queria tentar alavancar isso em uma direção positiva para começarmos o jogo.”
Se houvesse alguma dúvida, os Warriors não trataram os Celtics como um perigo claro e presente. , Steve Kerr jogou em uma ruga, começando Otto Porter Jr. em vez de Kevon Looney – se nada mais, para mudar o juju e Curry livre para lascas de luz. bom senso, ou puro desespero, para colocar Green no banco em trechos críticos do quarto trimestre, não dando a mínima para o descontentamento de Green.
Ned Flanders, ele não é.
“Eu nunca quero que nossos jogadores fiquem felizes se eu os eliminar. Draymond é incrivelmente competitivo”, disse Kerr. “Não vi nenhuma reação.”
Green ficou mentalmente engajado, assim como Looney, que virou o jogo no primeiro quarto quando entrou, terminando com um grande balde atrasado e 11 rebotes em 28 minutos de moagem.
Se os Celtics sentiram que poderiam derrotar os Warriors, pode-se ver o porquê. Maior, mais alto, mais físico e atlético, mais rápido para perder bolas e provavelmente mais faminto no total.
“Apenas impressionante. A fisicalidade lá fora é, você sabe, bastante dramática”, disse Kerr. “Quero dizer, Boston tem obviamente, [the] melhor defesa na liga. Enorme e poderoso em todas as posições, e para Steph aguentar isso – esse tipo de pressão durante todo o jogo e ainda ser capaz de defender do outro lado quando eles estão vindo para ele mostra, eu acho que este é o mais forte fisicamente que ele já esteve. em sua carreira, e está permitindo que ele faça o que ele está fazendo.”
Em teoria, isso afetaria Curry mais do que o resto, especialmente vindo de sua lesão no pé do jogo 3. Sustentar que ele jogaria, prever que ele conseguiria um jogo decisivo seria desejar a uma estrela.
Mas as estrelas desafiam a lógica, mesmo que a história tenha mostrado que as supernovas produzem suas melhores ofertas em junho em fases anteriores. O jogo decisivo de Magic Johnson nas finais veio como um novato, seu sexto no grande palco – o mesmo que Isiah Thomas, em um tornozelo preso por fita adesiva e o Todo-Poderoso.
Shaquille O’ O melhor de Neal foi sua primeira viagem a Los Angeles, e o “hello world” de Kobe Bryant ocorreu na mesma série contra Indiana em 2000. O melhor jogo de Larry Bird nas finais aconteceu quando ele tinha 27 anos, durante sua segunda visita. Miguel Jordan? Bem, escolha um. O mesmo com LeBron James.
O jogo da 32ª final de Curry veio em suas circunstâncias mais difíceis, em algum momento percebendo que ele teria apenas um pouco de ajuda, mas teve que manter seus companheiros envolvidos para a preparação quando “nós aqui” se transformou em “nós pegamos isso.”
Ele encarou Marcus Smart e qualquer zagueiro longo e esguio que Ime Udoka jogou nele, lutou contra momentos em que o Celtics tentou caçando-o na defesa e jogou a cautela ao vento ao ir para o vidro – colocando o pé em território sensível.
Ele jogou seu corpo nas garras de bloqueio de tiro de Robert Williams III , e viveu para contar sobre isso – flexionando no caminho de volta.
E quando esse momento chegou, quando o Celtics voltou para os velhos hábitos, o Warriors assumiu seus velhos papéis e assumiu a posição. Thompson competiu corajosamente mesmo depois de perder os olhares escancarados, então acertou o triplo com 4:24 restantes para uma vantagem que eles não abririam mão.
“Acho que tenho vi ele mostrar tanta emoção, e o coração daquele homem é incrível”, disse Thompson. “Sabe, as coisas que ele faz a gente meio que damos como certo de vez em quando, mas para ir lá e nos colocar nas costas, quero dizer, temos que ajudá-lo na segunda-feira.”
Não havia um companheiro de equipe espetacular ao seu redor, apenas aqueles que trabalhavam nas margens para evitar que o Celtics se sentisse muito confortável, como Andrew Wiggins com pernas incansáveis em Jayson Tatum e saltos sem fim para 16 rebotes.
Tudo se resumiu a Curry, que gritou novamente em júbilo depois que seu último triplo da noite colocou os Warriors em seis.
Eles não roubaram o jogo – Curry o arrancou deles e desafiou o Celtics a tirá-lo dele, retrocedendo com a língua de fora.
Boston sabe que tem vários caminhos para ganhar esta série, mas não conseguiu escolhê-lo. Golden State tem um, e parece o mais seguro de todos.
Esse caminho é uma ameaça para fazê-lo novamente, anunciando sua presença com um retumbante “nós aqui.”
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhesEsse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.