Ujah, que fez parte da equipa britânica que foi canalizada para o ouro pela Itália na final masculina de 4x100m, deu positivo para duas substâncias proibidas durante os Jogos
O medalhista olímpico de prata CJ Ujah foi suspenso por alegada violação antidoping
O caso do doping do velocista britânico CJ Ujah irá ao Tribunal de Arbitragem para o Desporto (Cas) após a sua amostra B recolhida nos Jogos Olímpicos de Tóquio ter confirmado a descoberta de duas substâncias proibidas.
Ujah fez parte da equipe masculina 4x100m da Team GB, ao lado de Zharnel Hughes, Richard Kilty e Nethaneel Mitchell-Blake – nenhum dos quais foi acusado de transgressão – que ganhou a prata no Estádio Olímpico no mês passado, depois de ter sido conduzido à medalha de ouro pela Itália em uma final dramática na linha.
As suas medalhas estão agora em risco, caso a proibição provisória de Ujah seja mantida.
Em declaração na terça-feira, a Agência Internacional de Testes (ITA), que realizou o teste de Ujah, confirmou que ele havia solicitado a análise da amostra B e que o procedimento corroborava as descobertas da amostra A, que descobriu duas substâncias proibidas conhecidas como Sarms (Selective Androgen Receptor Modulators): S23, que ajuda na construção muscular, e Ostarine, um agente anabolizante.
A ATI agora encaminhou o caso para Cas. Caso Ujah seja encontrado por Cas para ter infringido as regras antidoping do Comitê Olímpico Internacional, o quarteto será destituído de suas medalhas e o caso será então encaminhado à Unidade de Integridade do Atletismo para decidir uma punição adicional, o que provavelmente seria uma proibição multianual do esporte para o jogador de 27 anos.
Ujah inicialmente ficou calado, mas quebrou seu silêncio no mês passado, dizendo: “Demorei alguns dias a processar a informação que recebi pouco antes de ser tornada pública. Estou completamente chocado e devastado com esta notícia.
“Para ser absolutamente claro, eu não sou um trapaceiro e nunca tomei e nunca tomaria conscientemente uma substância proibida. Eu amo meu esporte e sei das minhas responsabilidades tanto como atleta quanto como companheiro de equipe. Estou respeitando os processos formais e não farei mais comentários até que seja apropriado fazê-lo.”
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.