O Miami Heat arrancou o jogo 1 das finais da Conferência Leste do Boston Celtics no terceiro quarto.
Jimmy Butler marcou 27 de seus 41 gols pontos após o intervalo, e a defesa de Miami fechou Boston para transformar um déficit de oito pontos no intervalo em uma vantagem de 17 pontos no final do terceiro quarto em uma vitória de 118-107.
O Celtics perdeu Al Horford para os protocolos de saúde e segurança nas horas antes do início da série e descartou Marcus Smart com a entorse no meio do pé direito que sofreu no jogo 7 da série de playoffs da segunda rodada. Se eles ficaram sem gás dois dias após sua dura batalha com o atual campeão Milwaukee Bucks ou sucumbiram à implacabilidade de Miami, o Celtics entrou em colapso após o intervalo e nunca se recuperou.
The Heat, que também estavam sem Kyle Lowry (músculo posterior da coxa), encontrado pontuação de Tyler Herro (18 pontos, oito rebotes), Gabe Vincent (17 pontos) e Max Strus (11 pontos). Sua defesa mudou o rumo de um jogo que quase escapou deles, acumulando 12 bloqueios e forçando 16 turnovers (que se transformaram em 19 pontos).
Os Celtics também perderam o pivô Robert Williams III com seis minutos restantes no jogo. Ele sentiu cãibras na perna esquerda, que também exigiu uma cirurgia no menisco em março e sofreu uma contusão óssea contra os Bucks. Depois de perder os últimos quatro jogos das semifinais da conferência, Williams voltou ao time titular contra o Heat e ancorou uma defesa que desacelerou o Miami cedo, colocando o Boston em um início de 18-9.