Empresários da fronteira entre o México e os EUA dizem que a desistência de Biden trará mais incerteza econômica para a faixa fronteiriça e mudanças preocupantes na imigração. Os imigrantes temem ameças de Trump caso seja eleito
Da Redação – Se para o Partido Democrata à renúncia de Joe Biden à candidatura presidencial nos EUA se tornou preocupante, em contrapartida, empresários e ativistas pró-imigrantes apontam que esta decisão abre a porta e a possibilidade para Donald Trump, candidato republicano, para ganhar o cargo e mudar as políticas de imigração. O republicano já fala em deportação maciça assim que assumir a presidência.
No caso das políticas de imigração, José María García Lara, coordenador da “Aliança Migrante de Tijuana”, disse que a saída de Biden “pode afetar muito a população imigrante”, principalmente aqueles que estão na zona fronteiriça, devido às mudanças que podem ocorrer nos programas. e reformas que Biden mantém atualmente.
Os empresários da fronteira entre o México e os EUA alegam que a desistência de Biden trará mais incerteza econômica para a faixa fronteiriça e para a economia mexicana. Segundo eles, “para o México é perigoso que os Estados Unidos voltem a estar nas mãos de Trump, já que foi ele quem trocou o ‘Acordo de Livre Comércio da América do Norte’ pelo ‘Acordo México, Estados Unidos e Canadá’. São programas que de alguma forma estão funcionando, mas não como todos nós gostaríamos. Se Trump vencer, ocorrerão mudanças para a população imigrante que busca melhores oportunidades de vida”.
Um relatório do “Border Business Block” indicou que entre junho de 2023 e abril de 2024, as cidades da fronteira mexicana perderam cerca de 100.000 empregos na indústria, dos quais 55.000 foram eliminados em Ciudad Juárez.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance