Visto americano para brasileiros em janeiro de 2023
Os EUA emitiram 75.341 vistos de turismo (B1/B2) para brasileiros em janeiro de 2023, aponta um levantamento do escritório de advocacia AG Immigration junto ao Departamento de Estado americano. Essa é a maior quantidade já registrada desde que os dados começaram a ser disponibilizados mensalmente, em 2018.
O número representa um aumento de 10,67% sobre o mês anterior e responde ainda por 94,52% de todos os vistos expedidos para brasileiros em janeiro. Em seguida, aparece o visto J-1 (1.126), usado por estudantes, e o L-2 (597), concedido para filhos e cônjuges de executivos de multinacionais transferidos para os EUA.
Segundo o advogado de imigração Felipe Alexandre, a alta demanda pelo visto americano de turismo é reflexo dos quase dois em que os postos diplomáticos dos EUA ficaram fechados em razão da pandemia, o que gerou um acúmulo inédito de pedidos.
“Essas solicitações só começaram a ser analisadas em novembro de 2021, mas sem que a Embaixada tivesse capacidade suficiente para dar conta do volume. Até mesmo por isso, foi anunciada recentemente a contratação de mais oficiais consulares, especialmente, para o consulado de São Paulo”, explica Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration, com sede em Washington D.C.
IMIGRANTES PODEM SER CONVOCADOS PELAS FORÇAS ARMADAS DOS EUA?
Quem solicita um visto americano de turismo pela primeira vez precisa, obrigatoriamente, passar por uma entrevista consular. É o momento em que a pessoa descobre se foi aprovada ou não. O problema, segundo especialistas, é que o tempo de agendamento da entrevista está atingindo prazos recordes.
Em São Paulo, por exemplo, quem agendar uma entrevista hoje só conseguirá marcá-la para daqui 535 dias, ou seja, 18 meses. É a maior fila de espera já registrada na capital paulista. “E isso é um grande problema, porque certamente a pessoa vai deixar de ir aos EUA para optar por um destino mais acessível. Quem vai se lembrar de um compromisso para daqui um ano e meio”, afirma Alexandre.
128 PERGUNTAS E RESPOSTAS DA PROVA DE CIDADANIA AMERICANA
Nos outros postos diplomáticos dos EUA no Brasil, a situação não é diferente. No Rio de Janeiro, a fila é de 437 dias, seguido por Brasília (414), Recife (385) e Porto Alegre (347).
Vistos religiosos e diplomáticos em alta
O levantamento da AG Immigration mostrou ainda que as categorias de visto R e G estão entre as que mais cresceram em janeiro, na comparação com dezembro. Enquanto a primeira é destinada a pastores e trabalhadores religiosos, a segunda é usada por diplomatas e funcionários de organizações internacionais.
As emissões de vistos G-2 e G-4, por exemplo, saltaram de um total de 50 para 86 (72%) no período. Já as autorizações de R-1 e R-2 pularam de 31 para 60 (93%).
Também chamou atenção a quantidade de vistos IR-5, que cresceu 34% em janeiro, chegando a 113 emissões e ultrapassando, pela primeira vez desde setembro de 2021, a barreira dos cem. O IR-5 é concedido a pais estrangeiros de cidadãos americanos.
“Como tem havido um crescimento muito forte da comunidade brasileira nos EUA na última década, conforme eles migram para cá e, com o tempo se naturalizam cidadãos americanos, é normal que aproveitem o direito agora adquirido de patrocinar um green card para os pais”, explica Alexandre, que complementa: “É por isso que a quantidade de brasileiros se tornando cidadãos americanos bateu recorde em 2021, pois eles querem trazer a família toda”.
Vistos mais concedidos brasileiros em janeiro de 2023
- B1/B2 (negócio e turismo) – 75.341
- J1 (estudantes) – 1.123
- L2 (dependentes de L-1) – 441
- F1 (estudantes)- 385
- C1/D (comissários de bordo) – 371
- L1 (executivos e gerentes de multinacionais) – 322
- B1 (negócios)- 179
- O1 (habilidades extraordinárias) – 161
- A2 (diplomatas) – 136
- J2 (dependentes de J-1) – 122
- IR-5 (pais de cidadãos americanos) – 113
- P1 (atletas)- 112
- H1B (trabalhadores especializados) – 107
- G4 (funcionários de organizações internacionais) – 72
- C1 (trânsito temporário) – 71
Viva legalmente nos EUA em 2023
Este é o melhor momento na história para quem deseja morar e trabalhar nos EUA. Portanto, preencha o nosso formulário de avaliação gratuita e receba uma análise inicial sobre as suas possibilidades imigratórias. Assim, caso tenha o perfil para conseguir o green card americano ou outros vistos com os quais trabalhamos, agendaremos uma consulta sem custos para explicar como obtê-los.
A AG Immigration é um escritório de advocacia especializado em imigração para os EUA. Lidamos com vistos imigratórios, como EB-1, EB-2, EB-2 NIW, EB-3 e green cards baseados em parentesco. Além disso, também atuamos com vistos de trabalho temporário, asilo, deportação, remoção e outras áreas da imigração para quem quer trabalhar e morar nos EUA ou para empresas que desejam contratar mão de obra estrangeira no país (veja nossa página de Corporate).
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes