Na madrugada de sexta-feira, mais um avião trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos, na terceira operação de 2024 contratada pelo governo norte-americano para este fim.
O avião alocado para o serviço é o Airbus A320 registrado sob a matrícula N837VA, da companhia aérea norte-americana Global Crossing Airlines (ou GlobalX). Ele possui uma pintura diferenciada com faixas azuis e o nome completo da empresa, além das iniciais GCA na cauda, em vez do grande “GlobalX” estampado em outros aviões de sua frota.
O exterior diferenciado, porém, é apenas estético, sem nenhuma diferença para os demais jatos da empresa, em termos operacionais.
A aprovação desse tipo de voos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mais uma vez envolveu dois aeroportos brasileiros.
O A320 partiu de Alexandria, nos EUA e faz uma escala de reabastecimento no Panamá. Depois, houve mais uma parada no início da tarde no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), prosseguindo, por fim, até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de Belo Horizonte, em Confins (MG). O voo de retorno aos EUA foi no sábado, 23, envolvendo as mesmas duas paradas técnicas.
Conforme levantamento feito pelo criador de conteúdo digital Ricardo Morgan (@morganspotter), especializado em fotos e vídeos das aeronaves que passam pelo aeroporto mineiro, este será o voo de deportados de número 105 desde que os governos do Brasil e dos Estados Unidos firmaram, em 2019, um acordo que viabilizou a deportação de brasileiros irregulares em solo norte-americano. Até o voo anterior, realizado em fevereiro deste ano com 83 deportados, o total de 2024 chegou a 217. Desde 2019, foram 9.496.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes