
Na cidade indiana de Ambikapur, o plástico não é somente resíduo, mas se transforma em uma refeição completa.Cafés locais permitem que os cidadãos troquem 1,2 kg de materiais plásticos por um delicioso prato que inclui arroz vaporoso, curry, dal, pão roti e uma salada fresca.
Rashmi Mondal, um reciclador, compartilha como essa iniciativa impacta sua família: “Agora posso garantir comida para minha família em troca do plástico que reúno. Isso realmente transforma nossas vidas”.
O projeto, supervisionado pela Ambikapur Municipal Corporation (AMC), está promovendo a alimentação de várias pessoas enquanto cuida do meio ambiente. vinod Patel, funcionário da AMC, explica: ”Ao prover alimentos em troca de lixo plástico, não apenas estamos saciando a fome, mas também contribuindo para a limpeza da nossa cidade”.
Em média, os cafés de lixo atendem 20 pessoas diariamente, resultando em 20 kg, ou cerca de 44 libras, de plástico removido das ruas. Ambikapur, conhecida como a “Cidade Sem Aterros”, tem um impressionante registro de reciclagem: os cidadãos e empresas lidam com aproximadamente 226 toneladas de plástico produzidas diariamente.

Esse sucesso é resultado de ideias inovadoras. Em vez de simplesmente receber 10 rúpias por quilo de plástico,os coletores agora têm acesso a refeições completas,reconhecendo seu esforço na limpeza da cidade.
Além disso, os cafés integram um sistema mais amplo: programas de coleta de lixo de porta em porta e reciclagem em bairros, envolvendo mais de 50.000 mulheres. juntas, elas ajudaram Ambikapur a eliminar qualquer necessidade de aterros sanitários na cidade.
Esse modelo eficaz está se espalhando. Segundo a BBC, os cafés de lixo estão começando a ser implementados em outras cidades e até mesmo no Camboja. Alimentar a população, reduzir o desperdício e servir como exemplo global é uma prova de que soluções inovadoras podem surgir das situações mais desafiadoras.