De acordo com uma nova pesquisa, as pessoas que relataram efeitos colaterais das vacinas da Pfizer/BioNTech e Moderna, contra o COVID-19, como febre, calafrios ou dores musculares, tendem a ter uma maior resposta de anticorpos após a vacinação.
O artigo publicado na revista JAMA Network Open sugere, que, ter esses sintomas após a vacinação está associado a maiores respostas de anticorpos, em comparação com apenas dor ou erupção cutânea no local da injeção ou nenhum sintoma.
“Em conclusão, essas descobertas apoiam a reformulação dos sintomas pós-vacinação, como sinais da eficácia da vacina, e legitimam as diretrizes para reforços da vacina em adultos mais velhos”, escreveram os pesquisadores da Universidade de Columbia em Nova York, Universidade de Vermont e da Universidade de Boston em seu artigo.
Mas, mesmo que algumas pessoas possam ter pequenos efeitos colaterais localizados, ou nenhum sintoma, a vacina ainda provoca respostas imunes robustas nelas também. Quase todos os participantes do estudo exibiram uma resposta positiva de anticorpos após completar uma série de vacinas da Pfizer/BioNTech ou Moderna de duas doses.
“Não quero que um paciente me diga: ‘Nossa, não tive nenhuma reação, meu braço não estava dolorido, não tive febre. A vacina não funcionou. Não quero que essa conclusão seja divulgada”, disse o Dr. William Schaffner, professor da Divisão de Doenças Infecciosas do Vanderbilt University Medical Center e diretor médico da National Foundation for Infectious Diseases.
Os pesquisadores analisaram dados de 928 adultos que relataram os sintomas após receberem as vacinas da Pfizer/BioNTech ou Moderna contra o Covid-19, além disso foi enviado uma mancha de sangue seco para testar anticorpos. A maioria dos participantes eram adultos brancos, com média de idade de 65 anos.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes