O Fundo Monetário Internacional disse, hoje (11), que a economia mundial está caminhando para “águas tempestuosas” ao rebaixar suas projeções de crescimento global para o próximo ano e alertou para uma severa recessão mundial se os formuladores de políticas manusearem mal a luta contra a inflação.
A avaliação sombria foi detalhada no relatório World Economic Outlook do fundo que foi publicado quando as principais autoridades econômicas do mundo viajaram para Washington com a finalidade de realizar as reuniões anuais do Banco Mundial e do FMI.
A reunião chega em um momento difícil, já que interrupções persistentes na cadeia de suprimentos e a guerra da Rússia na Ucrânia levaram a um aumento nos preços da energia e alimentos no ano passado, o cenário acabou forçando os banqueiros centrais a aumentar acentuadamente as taxas de juros para esfriar a economia. O aumento nos custos dos empréstimos provavelmente retornará e taxas mais altas também podem gerar um novo conjunto de problemas: uma cascata de recessões nos países ricos e crises de dívida nos pobres.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes