Com a aprovação do processamento premium para o visto EB2-NIW, criou-se a expectativa de um peticionário decidir pela imigração em um dado momento e estar com o green card em mãos menos de dois meses depois. Será que isso é realístico?
Neste texto, eu explico que não é bem assim. O processo de EB2-NIW tem três fases importantes que devem ser finalizadas para a emissão do green card:
- Preparo do processo pelo escritório de advocacia
- Adjudicação pela USCIS acerca da elegibilidade do processo (formulário I-140)
- Processamento e Emissão do Green Card
Aqui, explicarei cada uma delas:
1 – Preparo do processo pelo escritório de advocacia
Essa fase irá variar de acordo com a quantidade e complexidade das evidências a serem levantadas, podendo levar uma média de 3 a 6 meses.
2 – Adjudicação pela USCIS
Nessa fase, ocorre a apreciação do formulário I-140 para a determinação da elegibilidade do aplicante. Aqui, a USCIS (agência de imigração americana) irá definir se os requisitos do EB2-NIW são atendidos. Para quem tem dúvidas sobre esses requisitos, preparei o seguinte video explicativo:
3 – Processamento e Emissão do Green Card
Essa emissão pode ocorrer ou via ajuste de status (para quem está fisicamente nos EUA) ou via consular (para quem está fora do país). Independentemente dos casos, essa fase tem levado uma média de 6 a 12 meses se o visto estiver disponível.
E o que significa a questão da disponibilidade do visto? Todos os anos são disponibilizados um número finito de vistos e essa disponibilidade/lista de espera pode ser acompanhada via o Visa Bulletin.
Por muito tempo, o EB2-NIW estava “Current”, ou seja, com a data corrente. Isso significa que, em um hipotético cenário de um caso ser enviado na data de hoje (7 de março de 2023), recebendo, portanto, a data de prioridade de hoje, e ser aprovado hoje mesmo, poderíamos imediatamente já pedir o processamento do visto imigratório seja via consular (mediante o envio do formulário DS-260) ou via ajuste de status (mediante o envio do formulário I-485). Contudo, desde o fim do ano passado, a data do Visa Bulletin retrocedeu para a categoria de EB2-NIW.
Dessa forma, aplicantes que têm um processo enviado após a data constante no Visa Bulletin (que atualmente é 1º de novembro de 2022), recebendo, portanto, uma data de prioridade não abrangida ainda pelo Visa Bulletin, deverão, após a adjudicação da USCIS (aprovação do formulário I-140), aguardar que o Visa Bulletin abranja a data de prioridade de seu processo para que possam solicitar o processamento do visto e, consequentemente, do green card.
Assim, isso acresce ao processo um prazo sobre o qual não temos controle. Afinal, apesar do Visa Bulletin ser disponibilizado todos os meses, não é possível prever quando as datas irão “avançar”, para que possamos iniciar o processamento consular ou ajuste de status (que, por si só, tem uma média de 6 a 12 meses).
Esclareceu?
Estamos à disposição em caso de dúvidas e, para quem quer entender mais sobre o Visa Bulletin, preparamos o seguinte texto: Visa Bulletin estabelece novos prazos para o EB-2 (e EB-2 NIW).
Ana Schaffert, advogada de imigração
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes