No Dia das Crianças aproveite para fazer brincadeiras ao livre, desafios olímpicos e de raciocínio, resgatar o pique-esconde, transformar a cozinha em diversão e o que ia para o lixo em brinquedo. Entretenimentos para deixar as tela de celulares de lado. Se preferir sair, há, ainda, opções de graça e muito criativas em várias cidades.
A data que surgiu há um século, durante o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, no Rio de Janeiro, em 1923, é aguardada com ansiedade pelas crianças. Quem resiste?
Hoje também é o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Os católicos lembram da data para agradecer à santa, que teria aparecido a um grupo de homens no Brasil, nesta época do ano, em 1717. A imagem da santa preta, encontrada por pescadores em um rio, é um símbolo nacional de promessas e devoção.
Dia longe das telinhas
O mundo do século XXI impõe uma série de desafios aos adultos e às crianças.
Os especialistas afirmam que é preciso dosar o uso de telinhas, celulares e eletrônicos na vida dos pequenos para que eles desenvolvam outras habilidades.
“A gente sabe que inserir esses equipamentos é uma realidade na sociedade, mas o uso desenfreado por impactar a criatividade, falta de socialização e transtornos de ansiedade, por exemplo”, afirmou a professora Viviane Anita Kunst, do Marista Escola Social Curitiba, no Paraná.
Para a educadora Karina Tenorio de Lima, a melhor alternativa é incentivar as brincadeiras e diversões ao ar livre.
“O ato da brincadeira desenvolve a criatividade, permite que a criança tenha liberdade para suas construções e expressões, promove interações entre eles, estimula o raciocínio lógico e o levantamento de hipóteses no mundo do faz de conta”, afirmou.
Brincadeiras para mudar a rotina das crianças
Circuito olímpico em casa: faltando pouco mais para as Olimpíadas de Paris 2024, por que não organizar um circuito olímpico em casa? É só reunir cordas de brincar, almofadas, travesseiros e materiais que tenham em casa e, pronto! Está montado, bora disputar?
Contação de histórias e incentivo à leitura: se estiver chovendo, a contação de histórias é uma boa opção. Vale momentos de contação de histórias, mímicas, e adivinhações sobre os livros e os seus personagens.
Cozinha é, sim, lugar de criança: com os devidos cuidados com o fogão, o forno e as facas e tesouras, incentivar as crianças é excelente. É possível fazer bolachas caseiras, pães e bolos e sucos divertidos e coloridos, que delícia!
Brincadeiras de antigamente: o resgate de algumas diversões de antigamente, por que não? Esconde-esconde, lenço-atrás, amarelinha, acampamento em casa, brincadeiras com bexigas, queimada, pique-pega, entre tantas outras. Vale para a gente virar criança de novo também…
Por um mundo melhor
Aproveitando o momento mais próximo com as crianças, é a oportunidade para ensinar a reciclar, brincando, já de olho em construir um mundo melhor.
As caixas de leite e ovos podem se transformar em mil e um brinquedos, basta usar a criatividade.
Com imaginação e ideias bacanas, o que ia para o lixo vira algo raro e diferente.
As crianças precisam perceber, por si próprias, que para um mundo melhor, é necessário rever conceitos e contribuir, o momento do contato e do diálogo é esse.
Leia mais notícia boa
- Motorista de ônibus escolar dá presentes e canta parabéns para crianças; Vídeo
- Robins, o robô cachorrinho que ajuda crianças surdas a aprender espanhol
- Escola aceita plástico como pagamento e ensina crianças a reciclar
Programação pelo Brasil
Para comemorar o Dia das Crianças, tem programação em várias cidades do país, procure o site oficial do local onde você mora e bora brincar? Veja algumas alternativas.
- Brasília, no Distrito Federal: a data tem opções para todos os gostos e estilos. E, o melhor: de graça. As programações organizadas pelas administrações regionais estão repletas de brincadeiras, como pintura de rosto, pula-pula e futebol de sabão, e distribuição de pipoca e de algodão. O zoológico e a Água Mineira com as piscinas naturais. Veja aqui a programação.
- Belo Horizonte, em Minas Gerais: a programação inclui os parques municipais, lazer e entretenimento, com uma programação especial. Também tudo gratuito com direito a shows, oficinas, jogos ambientais e feira de economia solidária. Clique aqui para ver a programação.
- São Paulo, capital: a programação inclui museus, bibliotecas, fábricas de Cultura e oficinas culturais que disponibilizarão as atividades em diversas regiões da cidade sempre com inscrições gratuitas. Clique aqui para ver a programação.
- Fortaleza, no Ceará: são muitas as alternativas para divertir a garotada em Fortaleza com brincadeiras e atividades em família. Há espetáculos de teatro, oficinas, peças, shows, brincadeiras e competições, a capital cearense está recheada de programação. Clique aqui para ver a programação.
- Santa Catarina: o Parque Beto Carrero terá entrada franca para visitantes com até 12 anos. Para ter direito ao benefício, a criança deve estar acompanhada de um adulto pagante no Beto Carrero World e garantir o passaporte gratuito pelo site do parque. Há, ainda, o Parque dos Dinossauros, em Pomerode, com as réplicas gigantescas de dinossauros.
- Recife, em Pernambuco: a meninada vai ficar perdida com tantas opções e todas de graça. São shows, apresentações e muitas brincadeiras. Para saber mais, clique aqui.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes