O líder do Departamento de Segurança Interna disse ao Congresso na quarta-feira que o governo Biden está “se preparando” para um potencial afluxo de imigrantes na fronteira em meados de maio, quando o Título 42 da política da era da pandemia expirar.
O secretário do DHS, Alejandro Mayorkas, disse aos doadores da Câmara em uma audiência orçamentária que o departamento tinha um plano para lidar com 14.000 não-cidadãos que poderiam entrar ilegalmente em 11 de maio e que a dissuasão era uma prioridade. “Continuamos, é claro, nos preparando para o fim do Título 42 em 11 de maio”, disse Mayorkas ao deputado Michael Guest (R-MS). “Deixe-me garantir que estamos realmente tentando impedir entradas ilegais em nossa fronteira sul.”
Mayorkas disse que trabalhou com o chefe da Patrulha de Fronteira, Raul Ortiz, para garantir que os agentes permaneçam em campo e não dentro de casa cuidando da papelada de admissão, como muitos agentes foram forçados a fazer nos últimos dois anos durante períodos de grandes fluxos. “Estamos muito, muito focados em enviar pessoal para fazer esse processamento – pessoal contratado, pessoal de processamento de casos – para garantir que nossos agentes da Patrulha de Fronteira estejam em campo fazendo o trabalho de aplicação da lei para o qual estão equipados”, Mayorkas disse.
O DHS começou a se preparar para o término do Título 42 em 2021, cumprindo a promessa de campanha do presidente Joe Biden de encerrar a política, o que resultou na proibição de requerentes de asilo nos portos de entrada desde março de 2020. A intenção era terminar em maio de 2022, mas foi bloqueado no tribunal federal. Uma segunda tentativa de rescindir o Título 42 foi feita em dezembro de 2022, mas falhou. Mayorkas disse que os preparativos para esta terceira tentativa estão em andamento há quase um ano e meio. Ele pediu que os imigrantes dos principais países emissores – Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela – não cruzassem ilegalmente, mas buscassem admissão por meio do aplicativo de celular do governo e reiterou que aqueles que entrarem ilegalmente serão devolvidos ao sul da fronteira.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes