O democrata Tom Suozzi venceu uma eleição especial na terça-feira em New York para a cadeira na Câmara dos EUA na vaga do republicano George Santos expulso do Congresso.
A vitória reduz a escassa maioria republicana na Câmara e dá aos democratas uma vitória muito necessária nos subúrbios de Long Island, em New York, onde o Partido Republicano mostrou uma força surpreendente nas últimas eleições.
No curto prazo, o resultado poderá ser um fator para votações apertadas na Câmara, onde mesmo alguns desertores podem perturbar a escassa maioria republicana de 219-212.
A incomum eleição no meio do inverno tornou-se necessária depois que Santos foi deposto por seus colegas em dezembro, no meio de seu primeiro mandato. Santos conquistou o cargo naquele que tinha sido um distrito democrata confiável, em parte por se apresentar falsamente como uma história de sucesso americana: um filho de imigrantes da classe trabalhadora que se tornou um rico negociador de Wall Street.
Mas muitos elementos da história de vida de Santos foram posteriormente expostos como invenções, e ele foi indiciado por múltiplas acusações, incluindo acusações de ter roubado dinheiro de doadores republicanos. Ele se declarou inocente.
Os democratas gastaram muito durante a campanha para impulsionar Suozzi e recapturar o distrito, uma das poucas cadeiras na Câmara de New York que o partido quer inverter, como parte do seu plano para ganhar o controle do Congresso. Os republicanos dominaram Long Island nas últimas eleições.
Num local de votação em Long Island, Eliezer Sarrias, 59, disse que votou em Suozzi porque o ex-congressista parecia mais capaz de trabalhar com o partido adversário para chegar a compromissos e acabar com o impasse no Congresso.
Democratas e Republicanos terão a oportunidade de lutar novamente pela vaga em novembro, embora o campo de batalha possa parecer diferente.
Isso porque os distritos eleitorais do estado serão redesenhados nos próximos meses por ordem judicial. Espera-se que os democratas, que dominam o governo estadual, tentem traçar linhas mais favoráveis para os seus candidatos.
Espera-se que Nova York desempenhe um papel importante na determinação do controle do Congresso este ano, com corridas competitivas em múltiplas corridas nos anéis suburbanos e exurbanos ao redor da cidade de Nova York.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes