Um dos maiores transportadores de carga do país está fechando e à beira da falência, arrastado por anos de dívidas crescentes e uma perda repentina de negócios. A Yellow emprega cerca de 30.000 pessoas, incluindo 22.000 Teamsters. O sindicato disse no domingo que recebeu uma notificação legal do pedido de falência pendente.
Anteriormente conhecida como frete YRC, a Yellow é uma transportadora de carga menor que o caminhão, que transporta cargas relativamente pequenas. É a terceira maior empresa nesta categoria, tendo entregue mais de 14 milhões de embarques em 2022.
No entanto, nos últimos meses, as tensões com os Teamsters e a incapacidade de refinanciar US$ 1,3 bilhão em dívidas abalaram a empresa. No final de junho, a Yellow processou os Teamsters, alegando que estava bloqueando as tentativas da empresa de reestruturar seus negócios e refinanciar dívidas que incluíam empréstimos do governo federal. Então, em julho, o sindicato e a empresa evitaram por pouco uma greve ligada a benefícios de assistência médica, levando a uma queda nos negócios, disse Jack Atkins, diretor-gerente da Stephens.
Embora a turbulência dos últimos meses tenha acelerado as perdas da empresa, as lutas da Yellow remontam a cerca de 15 anos, disse Atkins – começando com uma série de aquisições que a empresa não conseguiu integrar suavemente em seus negócios. Isso levou a ineficiências persistentes, dificuldades financeiras e tensões com o sindicato.
A paralisação ocorre três anos depois que o governo Trump concedeu à empresa um empréstimo de US $ 700 milhões para aliviar a covid, que um relatório do Congresso divulgado em junho disse ter sido resultado de “passos em falso”. Essa investigação descobriu que os departamentos do Tesouro e da Defesa não justificaram adequadamente que Yellow se qualificava para o empréstimo por motivos de segurança nacional. Em troca do empréstimo, o Departamento do Tesouro recebeu uma participação acionária de 30% na Yellow.
A “notícia é lamentável, mas não surpreendente”, disse o presidente geral da Teamsters, Sean M. O’Brien, em um comunicado no domingo. “O Yellow provou historicamente que não poderia se administrar, apesar de bilhões de dólares em concessões a trabalhadores e centenas de milhões em fundos de resgate do governo federal”.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes