As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
É comum as pessoas falarem sobre praticar a gratidão como parte de sua jornada para o sucesso. Mas por que eles dizem isso, e que base científica (se houver) existe para suas alegações?
Infinitamente crescer seu negócio com gratidão é apenas um monte de impraticável, new age, ” woo-woo” bobagem … certo?
Se você, como eu fiz no passado, atingiu uma parede com o seu crescimento, pode ser difícil saber para onde ir. Superar esse limite exige muito de você. Não há mais o que você pode dar para alcançar essa massa crítica de ter liberdade financeira e tempo para desfrutar do seu sucesso. É tão frustrante, enlouquecedor e decepcionante. Eu sei, eu entendo. Mas gastar tempo nessa energia do que lhe “falta” não vai ajudar. Na verdade: é o grande responsável pela sua estagnação.
Praticar a gratidão é a chave. Mas por quê?
Fazer ajustes internos para reformular sua situação é o caminho a seguir, e praticar a gratidão é a chave. Mas por quê?
Gratidão é algo que, para muitas pessoas, provavelmente parece um resultado. Algo que vem em reação a eventos passados. Ser grato por um resultado escolhido antes que ele aconteça, se você não estiver acostumado a isso, pode parecer um pouco “não ortodoxo”. emoção passiva, porém, não quando você pensa sobre isso. São apenas nossos acordos coletivos que determinam que expressões de gratidão venham depois que algo aconteceu pelo qual somos gratos.
Na prática, no entanto: é o mesmo que se sentir grato antecipadamente.
Me ouça. Quando você sente gratidão após uma ocorrência enquanto reflete sobre ela em sua mente, mesmo que seja apenas alguns segundos depois, você ainda não está mais naquele momento. É algo que expressamos quando avaliamos pessoalmente algo e o consideramos digno de gratidão. Então, é sempre algo que é feito internamente, baseado em experiências recordadas.
Quando você escolhe se sentir grato por algo antes de acontecer, você está fazendo essencialmente a mesma coisa. Ou seja: tornar um evento real em sua mente e anexar uma energia emocional a ele.
Relacionado: Por que a gratidão torna os líderes mais eficazes
Então, qual é a diferença?
Ok, então: Em um, a coisa aconteceu, e no outro, não. Mas você ainda está apenas pensando em algo e conectando uma emoção a isso quando tudo estiver dito e feito. A aplicação prática da prática da gratidão está no desenvolvimento de um nível de expectativa positiva. Em outras palavras: criamos um “buraco do tamanho de um sonho” para o universo preencher.
O estado natural do universo é a abundância. Basta olhar para o céu em uma noite clara de verão. Não temos idéia de onde, se é que estão, os limites.
É também por isso que somos naturalmente dispostos contra restrições. Buscamos liberdade e expansão, e nos irritamos quando outros tentam controlar nosso comportamento. O bonito é que o universo quer nos dar! Muitas vezes, somos nós que colocamos restrições sobre o quanto pode vir para nós e quando.
Relacionado: Como praticar a gratidão como a Habilidade de Negócios
O poder dos acordos coletivos
Um cliente me disse outro dia, em uma ligação em grupo, que ele foi criado em um lar católico rigoroso, mas há muito tempo evitava a religião. No entanto, quando em crise, ou se ele realmente queria algo, ele instintivamente orava por isso. repreendendo-se por, como ele viu, recair em um hábito religioso. Ele também não gostava da palavra “gratidão”, porque evocava uma imagem para ele – de ser observado por uma divindade onipresente à qual ele estava mostrando fidelidade.
Eu ofereci a ele duas maneiras para reformular isso:
Retire a palavra “gratidão” — se esse for o ponto de discórdia, lembre-se de que se trata realmente de desenvolver um nível de expectativa positiva. Então, chame assim e remova a carga emocional negativa dessa palavra em particular.
A razão pela qual a oração era seu movimento principal era porque ele passou anos sendo doutrinado nessa maneira de pensar. Removendo o aspecto religioso organizado disso, porém, estamos apenas falando sobre a energia de uma crença coletiva.
Como Lynn McTaggart mostrou em seu livro, O Poder dos Oito: Quando oito ou mais pessoas têm uma ideia, a própria fibra da realidade muda. É disso que se tratam os círculos de oração/meditação – manter um acordo coletivo em um resultado específico e criar esse emaranhado quântico com a realidade, isso faz acontecer.
Quando esses acordos específicos existem e são mantidos por milhões em todo o mundo, podemos “ligar” a isso e obter a energia dele. Por que lutar?
Isso é o que a gratidão é, em essência: um significado acordado coletivamente para uma energia emocional humana específica. Todos concordamos em grande parte sobre o que é esse sentimento, o que significa e como o processamos.
Então, vamos explorar o poder coletivo disso!
Se pudermos integrar práticas de gratidão em nossas vidas diárias, estaremos gastando cada vez mais tempo nessa energia. Faça isso por tempo suficiente e você estará literalmente reescrevendo sua experiência vivida. Muito em breve, você começará a perceber mais coisas pelas quais ser grato também!
Isso porque, ao escolher sentir gratidão, começamos a religar nosso sistema de ativação reticular (a parte do cérebro responsável por decidir quais informações são dignas de nossa atenção consciente). E assim como você começa a ver o mesmo carro em todos os lugares depois de ter seu novo orgulho e alegria, você também começará a ver o quanto você tem que ser grato lá fora no mundo.
Nesse estado, você se sentirá mais energizado, mais inspirado e totalmente equipado para fazer o que precisa. Você terá uma fé subjacente de que o universo está ao seu lado, e que você será provido se você apenas der o próximo passo.
Experimente. O que você tem a perder?
Related: Por que os empreendedores devem sempre expressar gratidão
Confira o link original do post Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhesEsse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.