O Cruzeiro enfrenta o Flamengo às 19h30 (de Brasília), desta segunda-feira (22), na Arena Barueri, em São Paulo, pela semifinal da Copinha. Em jogo único, a Raposa buscar voltar a uma final da competição de juniores após 17 anos.
A última vez que a equipe celeste chegou a uma final de Copa São Paulo de Futebol Júnior foi em 2007. Naquele ano, os Crias da Toca, comandadas por Enderson Moreira, venceram o São Paulo numa final pra lá de dramática.
Como foi o jogo?
A partida em questão, disputada no dia 25 de janeiro daquele ano (três dias após a disputa que ocorrerá em 2024), terminou empatada no tempo regulamentar. Quem abriu o placar primeiro foi o Cruzeiro, com um belo chute de fora da área do lateral-esquerdo Anderson, aos 32 minutos da primeira etapa.
O talentoso lateral estava dando, naquele momento, o inédito título da Copinha a Raposa. No entanto, logo aos 3 minutos do segundo tempo, o atacante Thiago recebeu nas costas da marcação cruzeirense e deixou tudo igual.
A partida, então, tomou tons dramáticos ao ir para as penalidades. Nos pênaltis, o meia-atacante Guilherme (que passou depois pela Raposa e também defendeu as cores do rival Atlético-MG), abriu e converteu. Depois dele, todos bateram e também converteram.
Mas, na sexta cobrança, logo no início das cobranças alternadas, foi que a estrela do goleiro Rafael (que atuou no profissional e atualmente está no São Paulo) brilhou. Com os pés, ele defendeu a cobrança do atacante Bruno César (com passagens pelo profissional do Corinthians, Vasco e Benfica) e Paulinho converteu sua cobrança, dando o primeiro título da Copinha à Raposa.
Em 2024
Em 2024, sob o comando de Fernando Seabra e no segundo ano de SAF, a garotada celeste quer voltar a comemorar o título da competição e conta com um elenco extremamente qualificado.
Com o paredão Otávio, o coringa Jhosefer e o goleador Fernando, a Raposa encara um Flamengo que teve boa parte dos garotos levados ao profissional para esse início de Campeonato Carioca.
Até aqui, na competição, a Raposa eliminou o Madureira (2ª fase), Portuguesa (3ª fase), Santos (oitavas de final) e Coritiba (quartas de final). Por outro lado, o Rubro-Negro carioca despachou Náutico, São José-RS, Botafogo-SP e Aster, esse último nos pênaltis, nas respectivas fases.
Quem passar desse confronto encara o vencedor de Grêmio Novorizontino e Corinthians, que fazem a outra semifinal. A final será acontecerá quinta-feira (25), em horário e local a serem definidos.