Aqueles infomerciais de TV cafonas prometendo “três pagamentos fáceis de $ 19,99” estavam bem à frente de seu tempo. Embora ligar para um número gratuito para comprar itens como vistos na TV não seja mais uma moda, a ideia de pagar parcelado continua popular graças a um mercado em expansão de serviços compre agora, pague depois.
Com empresas como Affirm e Klarna e emissores de cartão de crédito como Chase e Citi, agora você tem uma variedade de maneiras de dividir o custo de grandes compras. Claro, existem regras e limitações – alguns serviços BNPL são parceiros de comerciantes específicos, enquanto as empresas de cartão de crédito exigem que você carregue um de seus cartões para participar.
Mas as limitações não o impediram de se tornar uma tendência. Em junho de 2021, a Competiscan, uma empresa que acompanha e analisa a atividade de marketing direto, observou um aumento de 530% nas campanhas de email marketing BNPL no ano passado, com 28% dos emails de varejo mencionando BNPL no primeiro trimestre de 2021.
No entanto, o BNPL ainda é uma forma de dívida. Se você é avesso a dívidas e prefere economizar para grandes compras e pagá-las integralmente, essa é realmente uma excelente tática. Mas a dívida não é inerentemente má. É apenas uma ferramenta financeira que pode tornar mais gerenciáveis as compras importantes. Como acontece com qualquer ferramenta financeira, o que importa é como você a maneja. Aqui estão algumas maneiras de usar o BNPL com cuidado.
Saiba o que você pode pagar
Andrew Gold, um consultor financeiro da Prestige Wealth Management em Southlake, Texas, usou os serviços BNPL para financiar grandes compras, incluindo reservas de viagens, compras de negócios e um novo colchão. Como alguém que discute frequentemente os gastos com os clientes, ele recomenda considerar o BNPL quando você pode pagar por algo integralmente, mas o parcelamento ajudaria a gerenciar melhor seu fluxo de caixa. Antes de escolher um plano de pagamento, analise o que você tem em sua conta bancária e quanto dinheiro você ganha a cada mês, para que você saiba que pode arcar com os pagamentos junto com suas outras obrigações.
“ Isso não é para quem reclama de nunca ter dinheiro, ou está sempre pedindo dinheiro emprestado às pessoas ”, afirma. “Destina-se a pessoas com renda consistente, que buscam formas de aproveitar alguns dos benefícios e a comodidade de interromper uma compra em algumas semanas.”
Sim, você pode comprar um xampu bacana e dividir a compra em quatro parcelas de $ 6, mas só porque pode, não significa que deva. Os serviços BNPL são úteis, mas também tornam muito fácil fazer compras por impulso quando seu orçamento está apertado. “Estamos em um mundo de gratificação instantânea”, diz Gold. “Há muitos excessos e excessos na vida de todo mundo.”
Reveja as letras miúdas antes de comprar
Antes de fazer uma grandes compras, descubra como você pode obter seu dinheiro de volta se devolver o item, se ele se perder durante o transporte ou se chegar danificado. Que direitos você tem se o comerciante não reembolsar seu dinheiro?
Se o comerciante permitir o reembolso, você pode receber seu dinheiro de volta. Affirm, Klarna e Afterpay irão reembolsá-lo integralmente, por exemplo – embora o Affirm observe que se o seu plano incluir o pagamento de juros, você não receberá o dinheiro de volta. Se você precisar contestar uma cobrança porque o item está faltando ou danificado, a primeira etapa é entrar em contato diretamente com o comerciante, da mesma forma que faria se pagasse com cartão de crédito. Em alguns casos, se o comerciante conceder a você um crédito na loja em vez de um reembolso, você ainda deve fazer pagamentos no seu plano de parcelamento.
Vá com uma estratégia
Organize-se usando o BNPL para fins muito específicos, como uma série de compras para um evento. Alexandria Broward usou BNPL quando ela e seu agora marido decidiram que queriam fugir em um mês.
Com apenas três fins de semana para encontrar um vestido e resolver outras logísticas, Broward colocou algumas despesas em cartões de crédito e BNPL usado para sua roupa. Ela encomendou vários vestidos e pagou uma fração do custo, devolvendo todos menos um e recebendo o dinheiro de volta por essas devoluções. Sua tática era evitar colocar todo o custo nos cartões de crédito. Ela também usou o BNPL para dividir o custo de seus sapatos de casamento de $ 400. “Eles realmente amarraram o vestido”, diz ela. “Se algum dia eu tiver uma filha, ela terá.”
“Foi uma ótima solução e serviço para a minha situação, considerando como tudo estava de última hora”, Broward diz.
Este artigo foi escrito por NerdWallet e foi publicado originalmente pela The Associated Press.
O artigo Compre agora, pague depois não é ruim – mas tenha cuidado apareceu originalmente no NerdWallet.
Confira o link original postar
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.