Problemas da cadeia de suprimentos, atrasos no transporte e temores persistentes da pandemia injetaram um nível elevado de estresse e escassez na temporada de compras de fim de ano deste ano. Isso pode fazer com que alguns consumidores caiam em negócios fraudulentos ou comprem produtos que não são exatamente o que esperavam.
NerdWallet – NerdWallet
Veja como evitar um acordo da Black Friday que é bom demais para ser verdade – e como conseguir os melhores negócios reais nesta temporada de férias.
Prepare-se antes de comprar
Você é sua melhor defesa contra ser enganado ou induzido a comprar um item que não é o que você pensa.
Antes de comprar, saiba qual é o seu orçamento para presentes de Natal e faça uma lista exatamente do que deseja. Os desafios únicos de fazer compras para as férias de 2021 – problemas recentes da cadeia de suprimentos, a escassez contínua de microchip e atrasos nos prazos de entrega – podem tentá-lo a fazer um negócio no momento em que o vir. Não deixe que o medo de perder seu item indispensável o leve a fazer compras precipitadas.
“A escassez é uma tática de persuasão usada por varejistas legítimos e também golpistas ”, diz Amy Nofziger, diretora de suporte a vítimas de fraude da AARP. “São essas compras por impulso que nos colocam em apuros.”
Por exemplo, se você está no mercado de eletrônicos como uma TV, defina os números do modelo do itens em sua lista. Isso pode ajudá-lo a evitar o que é chamado de modelo “derivado”. Esses produtos, que normalmente são vendidos apenas durante as férias, podem ser semelhantes ao item que você tem em mente e ser listados por centenas de dólares a menos. A pegada? Essas versões mais baratas geralmente são de qualidade inferior, o que as torna um negócio pior do que parecem à primeira vista.
“Faça sua pesquisa para ter certeza de que este é o produto e a qualidade que você esperava ”, diz Nofziger. “Não deixe o hype da Black Friday assumir seu pensamento cognitivo.”
Conheça os truques dos golpistas
Assim como o lançamento de um gadget indispensável, os golpistas estão continuamente repetindo e implantando novos truques para as massas na esperança de roubar seu dinheiro ou informações pessoais.
Assim que sua lista de compras estiver pronta, proteja-se sabendo sobre esses golpes.
Anúncios de mídia social
Conforme você rola pelo som e desliza pelas postagens em seus feeds do Facebook ou Instagram, fique atento a anúncios fraudulentos. As empresas de mídia social podem não examinar minuciosamente todos os anúncios em suas plataformas, então as promoções que você está vendo para o console de jogos mais recente ou tênis da moda podem, na verdade, ser isca de golpistas.
“Ouvimos falar de pessoas que compram um item e não obter o item, ou obter o item e é muito diferente ”, diz Nofziger. “Então o vendedor não responderá.”
O que você pode fazer: Antes de fazer uma compra de uma empresa anunciada para você em seus feeds de mídia social, investigue para ver se é legítimo. Isso significa verificar o site para ver se ele parece confiável, pesquisar se a empresa tem um endereço físico e verificar se ela vende mais produtos do que aquele que você viu anunciado. O não cumprimento de qualquer um desses critérios pode ser um sinal de alerta de um anúncio de fraude.
Mesmo que a empresa seja legítima, vá além e verifique as reclamações dos clientes. Pesquise no Google o nome da empresa mais a palavra “reclamação” para ver o que os consumidores disseram a respeito. Os Relatórios do Consumidor também podem ser um recurso útil aqui.
E quando fizer compras online, use seu cartão de crédito, se possível. Isso ocorre porque os cartões de crédito tendem a ter certas proteções contra fraudes que os cartões de débito e os métodos de pagamento ponto a ponto não oferecem. Se uma empresa pede que você pague usando um cartão-presente ou uma empresa de pagamento ponto a ponto como a Venmo ou Cash App, isso também pode ser uma bandeira vermelha de uma empresa fraudulenta.
E-mails de phishing hiper-direcionados
Você recebe um e-mail com uma oferta exclusiva, só para você. Como você comprou em um determinado varejista, o e-mail diz que você está qualificado para receber uma oferta especial. Ou talvez você acabou de comprar um carro e recebeu um e-mail dizendo que foi escolhido para receber um desconto em seus acessórios. Então você clica na página de destino do varejista, insere suas informações pessoais e – puf – você acaba de ser enganado.
Com a ajuda de muitos dos seus dados pessoais, golpistas estão enviando e-mails personalizados que podem enganá-lo e fazer com que você forneça suas credenciais de login ou informações bancárias, diz Rob Shavell, CEO da empresa de privacidade online DeleteMe. O e-mail e a página de destino podem até mesmo ser simulados para parecerem idênticos aos designs reais do varejista.
“Estes [scam emails] estão sendo alimentados por conjuntos de dados do consumidor,” diz Shavell. Suas informações de identificação pessoal, ou PII, que incluem coisas como seu nome, endereço e até mesmo postagens em mídias sociais, podem ser coletadas por corretores de dados em conjuntos de dados de consumidores e depois vendidas para golpistas e outros.
De acordo com DeleteMe, o volume de PII encontrados online mais do que dobrou de 2018 a 2020. A quantidade de informações sobre você disponíveis na Internet torna mais fácil para os golpistas enviarem esses e-mails personalizados.
O que você pode fazer: Seja procure e-mails que tenham uma quantidade incrível de personalização e verifique o remetente antes de clicar em qualquer link incluído.
“Normalmente, quando se trata de um e-mail de compras, as pessoas são muito indolente ”, diz Shavell. “Se você está recebendo um e-mail do seu banco, provavelmente irá verificar novamente. Raramente um consumidor típico fará isso em um negócio de compra. ”
Embora os golpistas possam imitar o design dos e-mails de varejistas, eles não podem ocultar seus endereços de e-mail. Antes de clicar em qualquer link, verifique o endereço de e-mail do remetente em qualquer e-mail promocional que você receber para verificar sua origem. Os golpistas podem usar um endereço de e-mail com uma única letra do endereço de e-mail autêntico, na esperança de que você não perceba.
Independentemente do golpe que encontrar, se você se for vítima de um, denuncie a fraude à Federal Trade Commission e ao procurador-geral do seu estado.
Negocie negócios (reais) quando puder
“Acho que os consumidores interessados em conseguir esses negócios se beneficiariam em comprar mais cedo por causa da escassez da cadeia de suprimentos”, diz Vicki Morwitz, professor de negócios Bruce Greenwald e professor de marketing na pós-graduação da Universidade de Columbia Escola de Negócios. “Os produtos podem não chegar mais tarde, e esperamos que o envio seja mais lento também este ano.”
Assim como no ano passado, as melhores vendas não serão limitadas a um dia, diz Morwitz. Em vez disso, espere encontrar negócios surgindo mais cedo durante um longo período de tempo.
“Se você fez sua pesquisa e vê que ele marca essas várias caixas, vá e obtenha aquele ótimo negócio ”, diz Nofziger.
Além disso, relembre as maneiras comprovadas de obter as melhores ofertas ao fazer compras online. Além de ter seu orçamento em mãos, use cupons quando disponíveis e trabalhe para obter recompensas ao fazer compras.
O artigo Como verificar ofertas de feriados e evitar golpes apareceu originalmente no NerdWallet.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.