As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
Uma comunidade pode ser formada de várias maneiras. Por exemplo, isso pode ser feito por meio de mídias sociais, eventos offline ou criando um fórum online. Para criar uma comunidade nas mídias sociais, você deve postar conteúdo que atraia pessoas que tenham interesses semelhantes aos seus. Você também deve certificar-se de que o conteúdo é interessante o suficiente para mantê-los voltando para mais. Mas basicamente, você tem que executar quatro coisas principais para seguir na direção certa:
Defina os valores fundamentais de você e sua comunidade.
Vá ao vivo regularmente (mínimo uma vez por semana).
Use a linguagem comum do seu público-alvo (através de estudos qualitativos e conversas, você identifica os pontos problemáticos e as necessidades do seu público).
Cocriação de conteúdo (integrar e marcar pessoas que você entrevistou em seu podcast e em sessões de perguntas e respostas, por exemplo).
Foi assim que executei essas quatro etapas para construir minha comunidade e também funcionará para sua marca se você estiver disposto a executar e responder a algumas perguntas:
Relacionado: 3 exemplos de como construir uma comunidade de marca forte
Defina os valores fundamentais de si mesmo e de sua comunidade
Th Este primeiro passo já foi difícil para mim, porque eu não tinha muita certeza sobre meus valores fundamentais. “O que é um valor em tudo?” Eu me perguntei. Sou da Alemanha, e ser pontual também é, para muitas pessoas, um valor. Eu pensei sobre meus clientes existentes e como eles pensam sobre inteligência artificial. Todos são fascinados pela IA e a usam quase diariamente. Um pensamento comum que ouvi em meus shows ao vivo foi que a IA é uma ferramenta forte e está aqui para ajudar os seres humanos. Então, eu escrevi isso: “IA é uma ferramenta e não um substituto humano.”
A outra coisa que eu pensei muito é que estou muito focado nessas ferramentas, e Eu poderia fazer isso o dia todo — testando novas ferramentas e dando feedback regularmente — mas a maioria das pessoas não gosta de testar novas ferramentas. Portanto, esse é um grande ponto de dor para muitas empresas, e os CEOs lutam para convencer suas equipes porque têm medo de serem substituídos. Então, escrevi “Pessoas e treinamento primeiro. IA depois”. Para mim, fez sentido definir essa abordagem e garantir que nossa responsabilidade seja treinar pessoas para que possam usar a IA de maneira correta e ética.
É importante encontrar seu pessoal e construir uma comunidade com valores fundamentais. Pode ser um blog, podcast ou canal do YouTube. A ideia é que você esteja construindo um público de pessoas interessadas nas mesmas coisas que você. No entanto, uma comunidade não é apenas um grupo de pessoas que compartilham os mesmos interesses. É mais do que isso — é um grupo de pessoas que compartilham os mesmos valores e crenças, o que cria uma conexão emocional entre eles.
Os valores podem ser uma ferramenta poderosa para impulsionar mudanças em seus negócios, mas eles têm que ser autênticos. Os valores podem ser usados para influenciar o comportamento, criar significado para funcionários e clientes, atrair talentos, construir confiança com os clientes, estabelecer padrões de qualidade de serviço ou produto e atingir metas de negócios. Os valores de uma empresa devem estar alinhados com sua declaração de missão e criar uma conexão emocional entre a empresa e seus clientes. Os valores fundamentais devem ser uma expressão clara de quem você é como empresa ou organização, bem como o que você representa.
Quanto mais claro você for sobre seus valores fundamentais, mais fácil será para você construir confiança com os clientes. Então, certifique-se de fazer a si mesmo estas perguntas:
O que você quer representar uma empresa?
O que você quer representar?
Quais são as crenças que orientam suas decisões?
Depois de ter as respostas para essas perguntas, certifique-se de que elas sejam comunicadas interna e externamente para que orientem todas as decisões e ações tomadas por todos na empresa.
Relacionado: Uma comunidade online bem-sucedida precisa desses elementos-chave
Vá ao vivo regularmente (uma vez por semana no mínimo)
Ir ao vivo regularmente é um dos principais componentes da construção da comunidade. Você só precisa ter certeza de que não se trata apenas de seus produtos e serviços. Deve ser mais profundo do que isso e ter valor real para as pessoas que você deseja em sua comunidade – o que cria confiança. Este é um processo muito iterativo! Quando comecei, conversei com meus convidados da entrevista sobre tópicos mais amplos, como marketing de conteúdo e vendas. Então fui apresentado ao mundo do conteúdo gerado por IA e pensei: “Isso é muito legal! Quero obter mais conhecimento sobre todas essas ferramentas e os fundadores”, então lancei um novo conceito e comecei a entrevistar CEOs de empresas de software.
Ir ao vivo e entrevistar essas pessoas me ajudou a construir relacionamentos fortes com eles, e também comecei a trabalhar com eles mais de perto. Alguns tornaram-se clientes, alguns tornaram-se parceiros de cooperação e apoiamo-nos mutuamente. O ponto principal aqui é que ir ao vivo e criar conteúdo juntos é uma abordagem muito forte para construir confiança online.
Use a linguagem comum do seu público-alvo
Parece um grande passo, mas é muito fácil de fazer com uma pesquisa que você organiza. Eu fiz uma pesquisa simples do Google e a enviei para todos os meus convidados da entrevista no nicho de IA. Eles responderam com citações, preocupações e lutas que têm na cabeça. Uma coisa comum era que eles não tinham tempo para criar conteúdo para si mesmos. Mesmo quando eles são CEO de um software gerador de IA, eles não conseguiam sentar por 60 minutos para fazer uma transmissão ao vivo ou escrever um artigo de blog. Isso foi fascinante para mim porque eu não tinha isso no radar, mas por meio dessa pesquisa, eu estava entrando na conversa na cabeça deles e usando suas próprias palavras para minhas próprias campanhas de conteúdo.
Relacionado: Como construir uma comunidade online que as pessoas vão adorar
Co-criação de conteúdo
Aqui é realmente onde a mágica acontece. A cocriação de conteúdo ainda está sob o radar de muitos empreendedores. A ideia é simples: as pessoas apoiam o que criam. Isso significa que, se você tiver perguntas do chat ou da interação ao vivo, por exemplo, poderá criar conteúdo adicional a partir das perguntas. Você está redirecionando o conteúdo que eles produzem. Sempre mencione essas pessoas e marque aquelas que apareceram no seu programa. Você pode enviar seu show ao vivo e criar peças de microconteúdo a partir do vídeo maior. É muito provável que as pessoas marcadas compartilhem e curtam porque o nome delas aparece neste conteúdo. Quando você faz isso o tempo todo, as pessoas se sentem apreciadas por fazer perguntas e aparecer – é assim que você constrói uma comunidade forte.
O importante a lembrar é que este é um processo iterativo. Um bom ponto de partida é entrar em contacto com potenciais clientes ou parceiros de cooperação e falar com eles. Como profissionais de marketing, devemos parar de ser muito em nossas próprias cabeças e começar a ser empáticos e entrar na cabeça de nossos clientes e parceiros. Para iniciar sua própria comunidade, siga estas etapas. e executá-los. A jornada pode não ser fácil, mas vai valer a pena.
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhesEsse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.