As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
Os investidores podem encontrar mil razões para lhe dizer não, mas tenha coragem: sua formação provavelmente não é uma delas. Uma pesquisa do Pitchbook de 2020 descobriu que apenas 15% dos investidores valorizam o histórico, o que é menos da metade do que era no ano anterior.
Ainda melhor, o mesmo estudo mostrou que, onde o valor em o pedigree da filial diminuiu, o valor da lucratividade teve um aumento de 8%.
Estas estatísticas mostram que há uma nova tendência que os capitalistas de risco estão valorizando, e entender o que os VCs estão procurando pode ajudar a minimizar os efeitos da síndrome do impostor que aqueles com backgrounds não tradicionais tendem a sentir.
Qual é o valor de um background não tradicional?
Em um mundo onde todos parecem ter uma ideia de um milhão de dólares, encontrar apoio e investidores que acreditem na sua, mesmo no mundo da tecnologia, pode ser um desafio. Outro fator que pode parecer uma barreira? Vindo de uma formação não tradicional fora do reino FAANG – ou seja, sem experiência nos gigantes da tecnologia Facebook/Meta, Amazon, Apple, Netflix e Google da Alphabet.
fundadores que trabalham meio período enquanto mantêm um emprego diferente em período integral. Alguns não têm nenhuma equipe além deles mesmos, ou as funções e responsabilidades dos membros de sua equipe não estão claramente definidas. Eles podem ter um protótipo abaixo da média. Eles podem estar trabalhando em um porão ou garagem em vez de um escritório “real”. E eles podem ainda não ter atraído uma base de clientes considerável ou ter qualquer financiamento.
Relacionado: Sem codificação , No Problem: How Everyone Can Be a Tech Founder
No entanto, uma experiência de trabalho não tradicional repleta de diversas experiências deve ser celebrada ao entrar no mundo das startups. Muitos executivos que conheço não têm experiência em tecnologia e, em vez disso, são pessoas de produtos que encontraram um parceiro de tecnologia. A diferença de visão e perspectiva permite uma colaboração bem-sucedida.
Eu, por exemplo, tenho experiência em marketing. Um dos meus primeiros trabalhos fora da faculdade foi na Hershey’s como embaixadora do chocolate, pilotando o Hershey’s Kissmobile. Na época, eu era basicamente uma criança com pouca experiência de vida, mas eles entregaram as chaves (literalmente) e confiaram em nós para representar sua marca em todo o país. Tive meu primeiro gosto pelo empreendedorismo porque me tornei essencialmente um empresário da noite para o dia: nenhum chefe estava lá para trocar meu pneu na beira da estrada, nem havia ninguém por perto para mediar se surgisse uma situação interpessoal. Eu tive que pensar rápido e resolver problemas rapidamente, como os empreendedores fazem.
O que os capitalistas de risco procuram?
A chave, então, é entender como alavancar suas habilidades únicas quando se trata de adquirir financiamento de VC como fundador com uma formação não tradicional. Tem um histórico não tecnológico como o meu? Ao planejar seus arremessos, comece com estas etapas:
1. Abrace sua capacidade de pensar como um comprador
Com uma formação não tradicional, você provavelmente será mais capaz de se distanciar da tecnologia e manter o foco nos desafios de negócios de o consumidor. Com esse foco, você pode fazer perguntas do ponto de vista do consumidor: O que as pessoas estão dispostas a pagar? Qual problema o consumidor tem que um produto poderia resolver?
Quando a tecnologia não é sua formação, é mais fácil ver o produto por seus reais benefícios e desvantagens, além de como melhorá-lo e como vendê-lo. Quando você está muito perto de seu produto, pode ser difícil se desconectar dele, o que muitas vezes pode levar sua empresa a falir e perder financiamento. Marketing é sobre forjar conexões e ser crível. Com isso em mente, você pode ter mais empatia e persuadir seus clientes e VCs.
Related: Imposter Síndrome na sala de reuniões: como os executivos lidam com a dúvida
2. Falar vários idiomas da indústria
Ter uma formação não tradicional pode expô-lo a inúmeras indústrias e funções, o que permite que você absorva o vernáculo de diferentes espaços da indústria e mude de forma sem esforço a diferentes situações. Quando você tem essa experiência, é mais capaz de ver como gerar receita com base no que aprendeu com o tempo gasto em outros setores.
Um estudo da Deloitte de 2019 descobriu que quase metade dos Os destinatários do CIO 100 nem tinham formação em tecnologia antes de se tornarem CIOs. Uma beneficiária, Melissa Bell, agora lidera a organização global de TI da Danaher após experiência em consultoria e transformação de negócios. Ela disse à Deloitte que sua educação em artes liberais a ensinou a priorizar informações e comunicar ideias de forma eficaz.
3. Flexione suas habilidades a partir de experiências anteriores
Outra vantagem de ter uma formação não tradicional é a capacidade de aproveitar suas experiências de trabalho com indivíduos de diversas origens e em equipes multifuncionais. Ao apresentar VCs e persuadir outras pessoas a ingressar na empresa que você fundou, você precisa usar suas habilidades pessoais.
Minha experiência em marketing me dá uma vantagem única quando se trata de construir um forte cultura de vendas e orientação para o cliente. Aproveitar nossos diversos conjuntos de habilidades é parte de como ser um bom executivo; ele permite que empresas de tecnologia administradas por CEOs com experiências como marketing abordem a tecnologia de uma maneira inovadora.
Mesmo se você estiver carente em uma determinada área, o mais importante é reconhecer isto. Jogue com seus pontos fortes e crie uma equipe de apoio forte para suas fraquezas. Se você acha que pessoalmente não tem experiência em tecnologia para um projeto específico, traga alguém que tenha. Quando eu estava desenvolvendo produtos na Discover, eu precisava garantir que minhas equipes fossem multifuncionais. Nossos produtos não teriam chegado ao mercado de outra forma. Todo mundo carrega uma perspectiva única, então aproveite suas habilidades de experiências anteriores com as de sua equipe para criar uma amálgama saudável de habilidades.
Portanto, nunca se sinta “menos que” por entrar na tecnologia indústria a partir de um fundo não tradicional. Há muito valor em ter consciência multissetorial: você pode pensar do ponto de vista do consumidor, tem um léxico maior construído e é capaz de se conectar com as pessoas de maneira autêntica. Aproveitar esses recursos é como seu histórico não tradicional pode trabalhar a seu favor.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.