As opiniões expressas pelos colaboradores do Entrepreneur são próprias.
Para os líderes empresariais que navegam nas realidades de nossa economia hoje, elaborar um manual de negócios pode parecer mais um jogo de dardos do que uma ciência absoluta. Na verdade, no contexto de várias falências bancárias recentes, está se tornando cada vez mais difícil para os empresários e executivos dizer qual é o caminho a seguir quando se trata de estabelecer prioridades de curto prazo, deixando muitos se perguntando como se adaptar a um futuro que é em si continuamente flutuante.
Felizmente, em meio a toda essa incerteza está a oportunidade. À medida que avançamos, empresas de todos os setores estão enfrentando uma oportunidade única de reimaginar os processos existentes com foco no valor no futuro. Ao abraçar o grande desconhecido e permanecer ágil para as necessidades das partes interessadas, os executivos podem identificar melhor novas estratégias que lhes permitam não apenas sobreviver, mas prosperar durante esse período de volatilidade.
Relacionado: O que torna um negócio ágil? E como você pode conseguir isso?
Agilidade no trabalho
Na verdade, algumas das melhores inovações do mundo nasceram da necessidade de pivotar. Os momentos mais desafiadores podem permitir o tipo de pensamento criativo e crítico que pode mudar a trajetória de uma empresa inteira. Quando a pandemia atingiu, nossa resposta foi guiada por dois princípios: proteger a segurança e o bem-estar de nosso pessoal e continuar presente e encantar nossos clientes.
Nesse ano de incertezas, redobramos nossos esforços para ajudar nosso talento a prosperar mesmo diante do desconhecido. Nossa campanha “Be Great from Anywhere” começou no início de 2020 com treinamento intensivo de gerenciamento para facilitar essa mudança de paradigma sem precedentes no local de trabalho. Nossas equipes de tecnologia entraram em ação para implementar uma política 100% virtual. Sistemas e comunidades virtuais de suporte surgiram rapidamente.
Com base no feedback, testemunhamos um salto significativo na satisfação dos funcionários. Nossos resultados anuais da pesquisa de satisfação quase dobraram de 2019 a 2020. Desde então, também observamos uma melhoria ano a ano na eficácia do gerente.
Este desafio nos incentivou a mudar porque tínhamos de fazê-lo; estávamos resolvendo um problema no momento. Também afirmou a necessidade de nos reinventarmos proativamente — independentemente das circunstâncias externas — para estarmos preparados para atender às mudanças nas necessidades de clientes e funcionários. Quando trabalhamos dentro de uma estrutura em constante evolução, é mais fácil mudar de marcha rapidamente quando necessário. Quando a inovação está centrada em encantar clientes e funcionários, não há como errar.
No mundo dos negócios, o relógio nunca anda para trás e você não quer ficar para trás enquanto o mundo avança sem você. Assim, ao elaborar seu manual de negócios, tenha em mente a agilidade ao considerar esses três prós e contras.
Faça: continue inovando diante da incerteza
Apesar das muitas mudanças que acontecem dentro e fora do trabalho, a inovação não deve se perder na confusão. Pelo contrário, é em momentos de grande incerteza que os stakeholders mais precisam de serviços novos e diferenciados.
Com isso em mente, os líderes empresariais devem esperar que as tecnologias emergentes se tornem uma prioridade cada vez maior agora e no futuro — com as empresas correndo para atender às crescentes necessidades dos consumidores de maneiras mais eficientes e eficazes. No exemplo da pandemia acima, não apenas aproveitamos a nova tecnologia para resolver o problema, mas esse exercício também nos ajudou a transformar a maneira como pensávamos sobre a relação entre tecnologia e trabalho para o futuro.
É claro que, desde os avanços na mineração de dados até as inovações em inteligência artificial e aprendizado de máquina, pode ser difícil para os líderes empresariais navegar no grande número de tecnologias disruptivas disponíveis à sua disposição.
Não fique sobrecarregado. Ao considerar cuidadosamente cada nova integração tecnológica caso a caso – com um foco a laser no que oferece a você e seus clientes o maior valor – as empresas podem garantir que estão à frente da curva sem comprometer a execução ou a eficiência de recursos em o processo.
Relacionado: Como abraçar a incerteza e criar uma cultura de inovação
Faça: Priorize as necessidades de sua equipe
Ao definir uma estratégia geral, não se esqueça de considerar como as decisões que você toma podem impactar as pessoas ao seu redor – principalmente sua equipe. Ter uma visão ousada para o futuro é essencial, mas se você não a comunicar adequadamente e levá-los na jornada com você, só criará confusão que contribuirá para o estresse e a frustração entre seus funcionários – reduzindo a probabilidade de executando em sua visão.
Principalmente porque as preocupações com o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e segurança no emprego atingem níveis recordes em todo o mundo, os líderes não podem mais depender de suas equipes para acompanhá-los aonde quer que vão. Pelo contrário, se as empresas esperam reter seus funcionários e inspirá-los com uma visão compartilhada do futuro, devem estar dispostas a conquistá-la primeiro – o que exigirá cada vez mais atenção à transparência, delegação e empatia sempre que as decisões forem tomadas de cima. abaixo.
Não: deixe a segurança cibernética cair no esquecimento
Um dos maiores mitos da segurança cibernética é que uma empresa pode ser considerada “muito pequena” para precisar dela. Deixe-me ser claro: este não é o caso. À medida que a taxa de ataques de ransomware e outros crimes cibernéticos aumenta em todo o país, as empresas devem estar dispostas a tomar medidas preventivas – em vez de reacionárias – para proteção da segurança cibernética ou correr o risco de sofrer as consequências de sua indiferença.
Apenas ter um provedor de TI não será suficiente. Hoje, mais do que nunca, empresas de todos os tamanhos devem agir rapidamente para auditar os sistemas existentes em busca de possíveis vulnerabilidades. Com o custo anual global do crime cibernético previsto para atingir impressionantes US$ 20 trilhões até 2026, o tempo é essencial – e qualquer sinal de alerta que você abordar hoje pode potencialmente salvar milhões em crises evitadas amanhã.
Relacionado: A segurança cibernética não é mais uma opção. Seu dinheiro está em perigo imediato.
Considerações finais
Em qualquer época do ano ou momento do processo de planejamento, as empresas podem se sentir compelidas a reavaliar suas estratégias anuais diante das profundas transformações sociais e econômicas em nossa sociedade. Embora isso possa parecer uma perspectiva assustadora à primeira vista, não necessariamente precisa ser. Em vez disso, adotando uma abordagem de copo meio cheio para a estrada à frente e inclinando-se para a incerteza, os líderes empresariais podem permanecer ágeis e otimistas, consequentemente posicionando-os para encontrar oportunidades onde outros não.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.