Por Lindenberg Junior
A pergunta acima veio à minha mente depois de ler a citação “Somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo”, de Jim Rohn, palestrante motivacional e autor de vários livros incluindo “A Arte da Vida Excepcional”. Ele nasceu em 1930 em Yakima (WA) e morreu em 2009 em Los Angeles. Este escritor não era psicólogo tampouco sociólogo, mas a afirmação acima é tão sábia quanto uma ciência exata.
Esta citação está relacionada à lei das médias, que é a teoria de que o produto de qualquer situação será a média de todos os resultados. Quando aplicado ao nosso cotidiano e vivência diária em sociedade, isso significa que somos particularmente elevados ou diminuídos, dependendo do tipo de pessoas que nos cercamos e convivemos.
A pesquisa acadêmica tende a concordar, nesse sentido, que somos moldados por nossos ambientes, incluindo nossos relacionamentos. Somos muito influenciados, quer gostemos ou não, por aqueles mais próximos de nós. Isso afeta nosso modo de pensar, nossa autoestima e nossas decisões. Claro, todo mundo é único, mas a pesquisa mostrou que somos mais afetados pelo ambiente ao nosso redor do que pelo que pensamos.
É por isso que temos visto um aumento considerável de “grupos” de mentores e empreendedores na última década, porque agora entendemos o poder de nos cercar de pessoas que estão sempre buscando um caminho de melhoria contínua.
Nunca baixe seus “padrões”. Seja sempre edificante e aja da mesma forma com seu negócio. Isso significa melhorar círculo de amizades e cercar-se de empreendedores que pensam da mesma forma, que se auto-aperfeiçoam e são proativos. Em um cenário cada dia mais competitivo para pequenos empresários e profissionais de todos os tipos, manter os altos padrões é imprescindível. O que também significa que você pode precisar repensar com quem você está se envolvendo.
Por outro lado, embora seja ideal estarmos rodeados de pessoas positivas, proativas e de sucesso, também é necessário ter críticos por perto. De acordo com um estudo do Journal of Consumer Research, os mais novos têm preferência por encontrar feedback positivos, mas os mais experientes e mesmo especialistas, querem encontrar feedback negativos para que possam progredir e sempre evoluir. Por último e um fato real, quanto mais bem sucedido você se tornar, mais críticas você enfrentará.
* Em nosso outro website www.kisuccess.com com foco em marketing e bons negócios, facilitamos a vida do empreendedor ou dono de pequeno negócio oferecendo serviços de impressão e design gráfico, SEO, SEO Local, marketing de conteúdo e produção de vídeo.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes