O FBI está soando o alarme sobre a tendência crescente de coiotes, que trabalham para cartéis mexicanos, mantendo imigrantes por quantias de resgate de até US$ 10.000 em esconderijos do Texas depois de esgueirar-se pela fronteira EUA-México.
O FBI El Paso prendeu 15 suspeitos desde fevereiro deste ano em sequestros por incidentes de resgate, confirmou um porta-voz do FBI El Paso em um e-mail à Fox News Digital na quarta-feira. Em muitos casos, a família ou amigos das vítimas são obrigados a pagar entre alguns milhares e US$ 10.000 para garantir a libertação segura dos migrantes, que são forçados a viver em “condições deploráveis em esconderijos em El Paso”.
Muitas das casas não têm água quente, estão cheias de lixo e não têm ventilação adequada, enquanto os migrantes detidos são muitas vezes forçados a beber água das banheiras, disse o porta-voz.
“Nossa principal preocupação é a segurança e o bem-estar dessas vítimas, não seu status de imigração “, disse o agente especial responsável Jeffrey R. Downey em comunicado fornecido à Fox News Digital. “Essas vítimas passam por tantas situações assustadoras ao longo de sua jornada rumo aos Estados Unidos, apenas para serem ameaçadas com violência ou se tornarem vítimas de atos violentos”.
“We need family members to report these kidnapping for ransom incidents immediately to the nearest Consulate or Embassy or our office. Seconds matter in these incidents to ensure the safe rescue of their loved ones,” Downey said. “As a community, we should be concerned about the increase of these kidnappings and the threat they pose to the public safety of our community. We need the public’s help to see suspicious activity occurring in their neighborhood to report it to law enforcement and help protect a vulnerable population.”
Em uma recente apreensão em 7 de junho, a Força-Tarefa de Ruas Seguras e Crimes Violentos do FBI El Paso Field Office, com a assistência da Patrulha de Fronteira dos EUA , Setor de El Paso, Departamento de Polícia de El Paso e Departamento de Polícia Tribal de Ysleta del Sur Pueblo, conseguiu resgatar 23 indocumentados imigrantes que estavam detidos contra sua vontade e ameaçados em uma área residencial no nordeste de El Paso.
As vítimas foram identificadas como cidadãos da Guatemala, Equador e Estados Unidos Mexicanos. Samuel Nuvila Briones, 23, e Salvador Ramirez Montes, 54, foram levados sob custódia federal e processados no centro de detenção do condado de El Paso em conexão com a operação.
Ao anunciar a missão de resgate em 8 de julho, o FBI El Paso disse que, juntamente com a Patrulha de Fronteira dos EUA (USBP) e parceiros da força-tarefa, resgataram 88 vítimas de sequestro por incidentes de resgate e “continuam a ver um aumento nos crimes de extorsão afetando diretamente imigrantes indocumentados que pagaram contrabandistas humanos para trazê-los através da fronteira Estados Unidos-México”.
Os crimes de extorsão de sequestro exploram as vítimas por meio de ameaças e/ou danos reais, sejam físicos ou emocionais, prisão, ação legal ou outras demandas para forçar a vítima a entregar dinheiro, disse o FBI em um comunicado à imprensa. As ameaças são dirigidas à pessoa ou propriedade da vítima ou à sua família e amigos. O sequestro por resgate é um dos crimes de extorsão mais comuns investigados pelo FBI El Paso Field Office.
O FBI explicou que muitos imigrantes indocumentados são mantidos em esconderijos localizados em El Paso. Um esconderijo pode ser uma casa, galpão ou qualquer tipo de estrutura usada para ocultar atividades ilegais das autoridades. As casas escondidas são feitas para se misturar, para que possam ser encontradas mesmo no meio de uma cidade ou condomínio fechado. Muitas das estruturas não residenciais usadas representam uma ameaça direta à vida de uma pessoa em calor e frio extremos, pois não são adequadamente ventiladas, refrigeradas ou aquecidas.
O alerta vem depois do que foi considerado o mais mortal incidente de contrabando humano na fronteira EUA-México na história recente, 53 imigrantes morreram depois de serem deixados em um trailer abandonado e quente nos arredores de San Antonio em 27 de junho, poucas horas depois a grande plataforma foi vista em imagens de vigilância passando por um posto de controle da Patrulha de Fronteira dos EUA. Quatro homens, incluindo o motorista e dois mexicanos que vivem ilegalmente nos Estados Unidos depois de terem seus vistos vencidos, foram acusados de envolvimento no incidente. // Fonte: Fox News.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes