O clube, que chegou a disputar a Série A do Brasileirão em 2008, entrou em decadência financeira e chegou a trocar sua locação para a cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, mas também não obteve sucesso.
A equipe do Vale do Aço, não disputa a primeira divisão do campeonato mineiro desde 2011 e já esperava não ter condições de se inscrever no Módulo II da competição nessa temporada, quando alega ter recebido a oferta de investimento de um empresário. Segundo a nota do clube, o empresário não conseguiu realizar o aporte e o Ipatinga novamente não tem condições de disputar a competição.
O Tigre conta com a ajuda de empresários locais e da Prefeitura da cidade para tentar não encerrar suas atividades e manter-se vivo diante da situação financeira delicada com a qual convive.
Confira a nota no link abaixo:
https://www.instagram.com/p/CcnxNXJLg6X/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
O início de um sonho
O Ipatinga alcançou grande destaque nacional nos anos 2000, quando realizou parcerias com empresas locais e com o Cruzeiro Esporte Clube que alavancaram a estrutura do clube local. Em 2005, o Ipatinga foi campeão mineiro. No ano seguinte, foi vice-campeão, perdendo a final para o próprio Cruzeiro e semifinalista da Copa do Brasil, sendo derrotado para o Flamengo, que seria campeão naquele ano.
Em 2008, o time chegaria a Série A do Brasileirão, mas não conseguiria se manter na elite do futebol, sendo rebaixado na mesma temporada.
O colapso seguiu-se, com o clube acumulando rebaixamentos estaduais e nacionais, enquanto tomava decisões polêmicas, como a transferência do clube para Betim, em 2012 e o retorno para Ipatinga no ano seguinte. Desde então, o clube mineiro vive situação financeira delicada.
Em sua conta oficial no Instagram, o Ipatinga pede a ajuda de torcedores e simpatizantes via pix:
https://www.instagram.com/p/CcoH-aKuiLq/?igshid=YmMyMTA2M2Y=