EFE – O governo chinês disparou críticas contra os Estados Unidos por causa do conflito entre Rússia e Ucrânia. A ministra do exterior do país asiático, Hua Chunying fez um pronunciamento nesta quinta-feira (24) e pediu que a comunidade internacional intervenha para evitar “alimentar o pânico” da população.
Em seu discurso, a ministra considerou que a principal questão para a criação do confronto entre russos e ucranianos foi o papel desempenhado pelos Estados Unidos, a quem chamou de “maiores culpados pela tensão”.
“Se alguém continua a derramar gasolina no fogo, enquanto acusa os outros de não fazer o seu melhor justamente para aumentar o incêndio, esse comportamento é claramente irresponsável e imoral”, considerou Chunying.
A líder chinesa chamou de “hipócrita” o comportamento norte-americano, após o presidente Joe Biden condenar o ataque russo ao território ucraniano. “A Rússia sozinha será a responsável por perdas catastróficas de vidas perdidas e sofrimento humano”, disse ele nesta quinta-feira.
Para Chunying, o país americano não teve a mesma preocupação com a vida da população no Iraque ou no Afeganistão ao bombardear seus territórios em guerras anteriores, quando, segundo ela, “matou inocentes deliberadamente”.
“Os Estados Unidos precisam levar essas questões a sério e deixar de dar padrões duplos para os episódios”, avaliou.
Sobre o confronto em si, a ministra considerou que trata-se de uma questão “complexa” e garantiu que a China “não se precipitará em tomar conclusões”.
Ela também confirmou que o país não enviará apoio militar à Rússia e pediu que todos os países “trabalhem pela paz ao invés de ampliar as tensões”.
The post China considera EUA principal culpado por conflito entre Ucrânia e Rússia first appeared on Jornal dos Sports USA.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes