Casal do Sul da Califórnia Condenado por Esquema de Turismo de Nascimento
Na última sexta-feira, um júri proferiu uma condenação contra um casal do sul da Califórnia, acusado de administrar uma empresa que facilitava a viagem de mulheres chinesas grávidas para os Estados Unidos sem revelar suas intenções de dar à luz e garantir a cidadania americana para seus bebês.
Michael Liu e Phoebe Dong foram considerados culpados por conspiração e lavagem de dinheiro pelo tribunal federal de Los Angeles.
O caso contra o casal foi julgado após nove anos das autoridades federais terem realizado buscas em várias residências no sul da Califórnia, como parte de uma operação contra os chamados operadores turísticos envolvidos com o turismo de nascimento. Segundo as autoridades, eles incentivavam as mulheres a mentir em seus documentos de visto, ocultar suas gravidezes e auxiliavam nos procedimentos para darem à luz nos EUA.
A empresa “USA Happy Baby”, fundada por Liu e Dong, prestou serviços a centenas de turistas entre 2012 e 2015, cobrando até US$40 mil por pacotes que incluíam alojamento durante sua estadia na região.
Os promotores afirmaram que o casal colaborou com entidades estrangeiras para orientar as mulheres sobre como se comportar durante entrevistas consulares e na entrada nos aeroportos americanos. Até mesmo sugeriram às grávidas usarem roupas largas para esconder a gestação e evitarem chamar atenção.
Durante