Brasileiros na fronteira dos EUA em julho de 2023
A quantidade de brasileiros flagrados tentando entrar ilegalmente nos EUA subiu 2,72% em julho de 2023 na comparação com o mês anterior. Ao todo, as autoridades americanas registraram 3.507 encontros com imigrantes do Brasil – em contraste com os 3.414 de junho. No acumulado do ano, já são mais de 21,4 mil apreensões e detenções feitas pela imigração estadunidense, volume 15,4% abaixo do que no mesmo período de 2022.
CONHEÇA OS ESTADOS AMERICANOS COM OS MAIORES E MENORES IMPOSTOS
Os dados são de um levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration, com base nos dados mais recentes do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) – órgão que faz o controle das divisas do país.
O Brasil é o 18º país que mais teve cidadãos flagrados ilegalmente na fronteira dos EUA nos sete primeiros meses de 2023. A lista é liderada por México (445 mil), Venezuela (174 mil) e Honduras (111 mil). De acordo com o advogado de imigração Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration, os flagrantes de brasileiros têm, basicamente, duas causas.
COMO FUNCIONA O SALÁRIO MÍNIMO NOS EUA?
IMIGRANTES PODEM SER CONVOCADOS PELAS FORÇAS ARMADAS DOS EUA?
“São famílias que acham que não são elegíveis para o green card e arriscam-se na travessia pelo México para tentar uma vida melhor nos EUA, motivadas por dois grandes motivos: fugir da violência em suas regiões ou buscar uma oportunidade de vida melhor. São brasileiros que não conseguem emprego ou não veem uma perspectiva de longo prazo para eles e suas famílias”, analisa o advogado.
De acordo com Alexandre, a leve alta de julho faz parte de uma flutuação padrão que costuma existir nos dados do CBP e, em princípio, não existe uma razão específica para justificá-la. “É um patamar muito parecido com o do ano passado no geral. Existem muitas variáveis, como as constantes mudanças nas políticas de imigração americanas e a própria ação dos atravessadores, os chamados coiotes”, comenta o sócio da AG Immigration, destacando que é mais caro usar os serviços dessas redes de criminosos do que tentar obter o green card de maneira legal.
Números totais
O levantamento da AG Immigration mostra também que, considerando-se de todas as nacionalidades, foram registrados 245 mil encontros na fronteira dos EUA em julho de 2023. Trata-se de um aumento de 15,9% sobre o volume do mês anterior. Já no acumulado do ano, são 1,69 milhão de flagrantes anotados, alta de 2,36% sobre o mesmo período de 2022.
Encontro é um termo usada pela imigração dos EUA que se refere a dois tipos distintos de evento: a detenção, que acontece quando os imigrantes são levados sob custódia para aguardar julgamento; e a expulsão, quando eles são imediatamente devolvidos para seu país de origem ou último país de trânsito.
Países com cidadãos mais flagrados na fronteira dos EUA em 2023 (jan-jul)
- México: 445.410
- Venezuela: 174.697
- Honduras: 111.941
- Haiti: 107.702
- Guatemala: 104.325
- Colômbia: 90.513
- Cuba: 62.117
- Índia: 59.516
- Equador: 52.554
- Ucrânia: 47.632
- Brasil: 21.434
Evolução dos flagrantes de brasileiros na fronteira dos EUA (2022-2023)
More legalmente nos EUA
Este é o melhor momento na história para quem deseja morar e trabalhar nos EUA. Portanto, preencha o nosso formulário de avaliação gratuita e receba uma análise inicial sobre as suas possibilidades imigratórias. Assim, caso tenha o perfil para conseguir o green card americano ou outros vistos com os quais trabalhamos, agendaremos uma consulta sem custos para explicar como obtê-los.
A AG Immigration é um escritório de advocacia especializado em imigração para os EUA. Lidamos com vistos imigratórios, como EB-1, EB-2, EB-2 NIW, EB-3 e green cards baseados em parentesco. Além disso, também atuamos com vistos de trabalho temporário, asilo, deportação, remoção e outras áreas da imigração para quem quer trabalhar e morar nos EUA ou para empresas que desejam contratar mão de obra estrangeira no país (veja nossa página de Corporate).
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes