Um dos principais usos da IA (Inteligência Artificial) no mercado imobiliário é a avaliação de propriedades.
A inteligência artificial (IA) tem tido um impacto significativo no mercado imobiliário, ajudando a melhorar a eficiência, precisão e velocidade dos processos. A tecnologia está sendo usada em várias áreas do setor, incluindo avaliação de propriedades, marketing e vendas.
Um dos principais usos da IA no mercado imobiliário é a avaliação de propriedades. Os sistemas são capazes de analisar dados de vendas recentes, bem como outras informações, para determinar o valor de uma propriedade com maior precisão do que seria possível por meio de avaliação manual. Além disso, a tecnologia pode ajudar a identificar tendências de mercado e prever mudanças no valor das propriedades.
De acordo com Edmar Sampaio, especialista na área de tecnologia e proprietário da empresa Smart Properties Services, o mercado imobiliário nos Estados Unidos é um dos mais promissores do mundo e existe uma divisão neste segmento pouco explorada – os leilões baseados em dúvidas com o imposto, semelhante ao IPTU no Brasil. “Isso existe desde o começo deste país e é uma das formas mais baratas de comprar um imóvel”, disse ele.
Mas Edmar explica que é preciso analisar vários fatores, desde a localização até a documentação, “para saber se o imóvel tem apenas dívidas de imposto ou existe algo mais por trás. “Por isso criamos o software Property Genius, que tem por objetivo reduzir o tempo de pesquisa e traçar um prognóstico mais preciso sobre o imóvel”, disse ele.
Edmar destaca que a tecnologia tem um grande potencial no mercado imobiliário, ajudando a melhorar a eficiência, precisão e velocidade dos processos. “Com o aumento contínuo da disponibilidade de dados e a evolução da tecnologia de IA, é provável que o impacto da tecnologia no setor imobiliário cresça ainda mais no futuro”, disse.
Em relação ao software, Edmar explica existem mais de 3400 condados que fazem leilões e quem consegue participar, faz compras com valores bem abaixo do mercado. “Mas é importante saber que antes de efetuar a compra, deve-se analisar vários pontos relacionados ao imóvel”, disse acrescentando que um analisa certificado consegue analisar uma média de 40 imóveis por dia.
Já o Property Genius, que está em fase de testem conseguiu analisar até cinco mil em um minuto. “Ele analisa se o imóvel está em perfeito estado, se há alguma pendência que pode atrapalhar no futuro tal como um processo de divórcio em andamento e quais são as dívidas. Depois disso, o software avalia o preço real do imóvel e a sua valorização.
O software encurta todo o processo, pois ele consegue exibir todas as informações sobre o imóvel e se vale a pena comprá-lo.
Edmar disse que ainda está em fase de teste e que em breve será disponibilizado para as pessoas. “Mas todos os resultados obtidos até agora foram satisfatórios”, finalizou.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes