O Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após a 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro ao vencer o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, e chegar a marca de 15 pontos conquistados, mesma pontuação do Atlético-MG, adversário da próxima rodada. E às vésperas do confronto direto com o Galo, o técnico Abel Ferreira deve ter problemas para escalar a defesa Alviverde para o duelo com o time mineiro, começando pela ausência do capitão Gustavo Gómez.
Gómez foi convocado para defender a seleção do Paraguai nos amistosos contra Japão e Coreia do Sul, e não deve ser liberado para ficar no Palmeiras e ter condições de atuar contra o Atlético-MG no próximo domingo (5), e diante do Botafogo, no dia 9, em ambos jogos pelo Brasileirão.
Ao contrário do que aconteceu com o zagueiro Junior Alonso, do Atlético-MG, o Palmeiras não pretende pedir a liberação de seu capitão – mesmo diante dos desfalques já confirmados para os próximos jogos. No caso do defensor atleticano, companheiro de Gómez na defesa da seleção paraguaia, houve um pedido conjunto à Federação Paraguaia de Futebol para que o jogador fosse dispensado dos compromissos internacionais da data Fifa.
Segundo informações da ESPN, em relação a Gustavo Gómez, o Palmeiras já trabalhou para ter seu capitão à disposição para o clássico contra o Santos. Pela presença no jogo da Vila Belmiro, o zagueiro perderá o primeiro amistoso do Paraguai, que será disputado contra o Japão, no dia 2 de junho. Vale destacar que o camisa 15 foi decisivo contra o Peixe, sendo responsável pelo gol que garantiu os três pontos do Verdão.
Além da liberação para que Gómez atuasse no clássico contra o Santos, o clube Alviverde já havia conseguido a dispensa antecipada do defensor na data Fifa anterior, quando o camisa 15 retornou antes do previsto e reforçou a equipe na semifinal do Campeonato Paulista, na vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino que garantiu o time na decisão do estadual e permitiu que o clube conquistasse o título diante do São Paulo.
Nesse cenário, o Palmeiras não quer ‘forçar a barra’ com Federação Paraguaia fazendo um novo pedido para a liberação de Gustavo Gómez, que também é capitão da equipe comandada pelo técnico Guillermo Barros Schelotto.
Volta de Luan e Piquerez ao Palmeiras:
Sem Gustavo Gómez, a expectativa é de que o técnico Abel Ferreira conte com o retorno do zagueiro Luan, que não atua desde a final do Mundial de Clubes da Fifa contra o Chelsea, em fevereiro, quando sofreu uma lesão no músculo reto-femoral da coxa esquerda.
Em entrevista coletiva após o clássico contra o Santos, o auxiliar técnico João Martins confirmou o retorno do camisa 13 aos trabalhos com bola nesta semana, mas despistou sobre a chance do defensor atuar contra o Galo.
— Luan teve uma lesão longa, grave, mas já está quase três semanas e meia a treinar. Sabíamos que teria que ser assim. Para ter 100% deveria fazer uma pré-temporada no meio da competição, Preparamos, fizemos jogos treinos, treinos específicos, chamamos 15, 16 meninos da base para treinar o Luan, e a partir desa terça tá disponível – disse.
Além de Luan, o Palmeiras também pode contar com o retorno do lateral-esquerdo Joaquín Piquerez, que está em processo de recuperação de um problema na coxa esquerda desde o início do mês.
Vale destacar que o Palmeiras não conta com o chileno Benjamín Kuscevic, convocado para defender a seleção do Chile. O zagueiro Murilo deixou o jogo contra o Santos mais cedo depois de sentir uma lesão na coxa e ainda é dúvida para o confronto.
No clássico contra o Peixe, o time do Palmeiras só tinha Lucas Freitas e Naves, ambos garotos da base, como opções para a zaga no banco de reservas. Depois da lesão de Murilo, Naves foi escolhido para entrar em campo e ajudar o Verdão a sair com os três pontos da Vila Belmiro.
Meu capitão anotou o gol que garantiu a #PorcoSena! Vamos juntos, Gómez! 💪🤠#AvantiPalestra #SANxPAL#JuntosNoBrasileirão pic.twitter.com/x0OpgSrXfb
— SE Palmeiras (@Palmeiras) May 29, 2022