Uma trajetória no mundo das delícias que lhe valeu prêmios, resultado de aprendizados em países como França e Reino Unido. Quem é a Cake Designer, Maysa Abussafi Figueró Arruda, referência em Orlando?
Walther Alvarenga
Ela faz sucesso com bolos incríveis – temáticos –, que agrada a todos os paladares – impossível degustar apenas uma fatia. Imagine, uma vassoura comestível, ou então a torre de um castelo que pode desmanchar na sua boca, basta uma mordida! A Cake Designer, Maysa Abussafi Figueiró Arruda, se tornou uma referência na arte de fazer bolo decorado em Orlando – massa leve e recheio saboroso. Uma trajetória no mundo das delícias que lhe valeu prêmios, resultado de aprendizados em países como França e Reino Unido. Entretanto, ela alerta que, “o sucesso não pode ser um objetivo, ele é uma consequência do seu trabalho. Esperar apenas pelo sucesso pode ser perda de tempo e resultar em frustração.”
Maysa está na lista de premiações pelo reconhecimento do seu notável trabalho – no dia 28 de novembro próximo, será homenageada entre os quarenta brasileiros que mais se destacaram em suas áreas de atuações em Orlando. Em 7 dezembro, será premiada pela AME (Associação de Mulheres Empreendedoras), destacando-se o seu empenho como Cake Designer na cidade. “Fico feliz pelo carinho com o meu trabalho. E nem sempre o sucesso é dinheiro, é reconhecimento, e isso envolve sentimento e coração”, enfatiza.
Hoje, atendendo uma seleta clientela, que inclui empresários, artistas e pessoas de bom gosto, Maysa Arruda não mede esforços para satisfazer a todos. Seja bolo temático ou para eventos específicos, as mãos ágeis, aliadas a habilidade criativa, oferecem resultados satisfatórios: decoração e sabor impecável, que surpreendem os clientes.
“No início, quando comecei a investir em bolos, fiz um curso com uma renomada professora da área, que estava em Orlando, e ela dizia que o importante em um bolo era a decoração, e que eu não me preocupasse tanto com o recheio porque as pessoas comem com os olhos. Mas fiz diferente: usei minha criatividade na decoração, mas me empenhei para que o recheio ficasse delicioso, uma combinação imprescindível”, comemora.
“Quando cheguei aos Estados Unidos – Maysa reside no país há 22 anos –, queria muito comer um bolo no estilo do Brasil, que é mais doce e com recheio”, lembra. “Os bolos aqui são diferentes, têm pouco açúcar e não têm recheio. O glacê do bolo feito aqui tem gordura hidrogenada com açúcar, não fica tão gostoso. Peguei a receita de um bolo da minha mãe, fiz algumas adaptações e ficou ótimo. Fazia para a minha família.”
No entanto, os deliciosos bolos preparados por Maysa caíram no gosto dos amigos, que passaram a encomendá-los. Com isso, os pedidos aumentaram e a Cake Designer precisou se aprimorar em seu trabalho – arregaçou às mangas e foi a luta. Fez cursos em Orlando, mas foi na França e na Inglaterra que melhorou ainda mais a sua técnica.
“Viajei a Paris e a Inglaterra, onde conheci novas técnicas em decoração. Aprendi a fazer vidro de açúcar e flores comestíveis. Esses cursos de aperfeiçoamento enriqueceram muito o meu trabalho. Foi na Inglaterra que aprimorei a minha técnica em decoração usando o piping – saco em forma de cone usado para produzir formas de estrela, folhas e pétalas de flores.
“O Faustão adorou”
Maysa, em meio ao corre-corre diário, recebeu uma tarefa importante: fazer o bolo de aniversário do filho do apresentador Fausto Silva, o Faustão, que estava com a família em Orlando. “A família do Faustão tinha chegado do Brasil e estava aqui a passeio, então fiz um bolo em forma de avião. Todos eles gostaram, inclusive, o aniversariante. O Faustão adorou, e quando ele foi para Miami, mandou o seu motorista vir a Orlando buscar outro bolo que tinha encomendado. Disse que não queria voltar ao Brasil sem antes comer o meu bolo. No Brasil, o Faustão falou do meu bolo no seu programa – na época, Faustão comandava o “Domingão do Faustão”, na Globo.
“O humorista Tirullipa quando veio a Orlando, encomendou um bolo. Ele gostou muito do bolo que fiz para ele e postou comentários elogiosos em sua rede social. Ganhei vários seguidores depois disso. Liguei para o Tirullipa para agradecer a sua gentileza”, conta.
Indagada sobre o bolo mais complicado que tenha feito ao longo de sua carreira, Maysa Arruda sorriu e respondeu de imediato: “foi um bolo no formato da Torre de Pisa. A cliente queria que o seu bolo tivesse o formato da Torre inclinada de Pisa, e foi uma loucura. Na época, não tinha forma ou suporte, e eu não tinha ido à Itália ver a torre de perto, imagine. Tive que me basear nas fotos que pesquisei. E deu trabalho, nossa, foi um grande desafio!”
Sobre um momento inesquecível, a Cake Designer contou do episódio envolvendo uma garota, que estava com câncer, quando a mãe lhe procurou para encomendar um bolo. “O curioso é que a mãe da menina desapareceu, não soube o que tinha ocorrido. Três meses depois, ela entrou em contato dizendo que filha faria uma cirurgia muito complicada no dia seguinte, e que eu levasse apenas uma fatia de bolo no hospital, que seria o suficiente para deixá-la feliz.”
Maysa diz que se apressou e fez um bolo especial, acompanhado de alguns docinhos, e levou até o hospital. A menina sorriu com a surpresa, denotando uma felicidade radiante. “A garota que estava com a saúde muito debilitada depois melhorou após a cirurgia. Ela ficou ótima, então fizemos uma festa para celebrar a sua recuperação. Foi um dia lindo, emocionante, com a participação de vários profissionais que colaboraram com a festa.”
Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Maysa Arruda fala de sua satisfação em preparar bolos, que marcam episódios especiais na vida das pessoas. Uma tarefa que requer dedicação e a busca pela perfeição, portanto, “é preciso ser criativo para obter um visual estético interessante, aliado a um sabor irresistível”, comenta. Talvez esse seja o segredo que a Cake Designer guarda a sete chaves, que lhe abriu portas e garantiu o sucesso profissional!
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes