FOTO: Divulgação Twitter/X.
Amanhã a noite, na quarta-feira dia 24 de julho, o presidente Joe Biden se dirigirá à nação para anunciar oficialmente sua decisão de não buscar a reeleição para um segundo mandato na Casa Branca. Biden, que está isolado em sua casa em Rehoboth Beach, Delaware, após ser diagnosticado com COVID-19, não é visto publicamente desde 17 de julho. No entanto, ele participou de uma reunião de campanha por telefone para apoiar a candidatura de Kamala Harris à presidência.
Em uma carta divulgada na última sexta-feira, Biden expressou que, embora fosse sua intenção buscar a reeleição, acredita que é melhor para seu partido e para o país que ele se concentre em cumprir suas responsabilidades como presidente até o fim de seu mandato. A decisão foi influenciada pela pressão de membros do partido, incluindo doadores e legisladores, que duvidavam de sua capacidade de convencer os eleitores a apoiá-lo por mais quatro anos.
Uma pesquisa recente do Centro de Pesquisa de Assuntos Públicos AP-NORC revelou que quase dois terços dos democratas acreditam que Biden deveria ceder a nomeação a outro candidato. Com isso, Biden endossou a vice-presidente Kamala Harris como a indicada do partido, o que a coloca como a favorita na disputa pela presidência, embora ela não substitua automaticamente Biden no topo da chapa.
Segundo pesquisa recente, Harris apresentou um desempenho favorável em uma disputa teórica contra Donald Trump, com 44% de apoio contra 42% de Trump. Biden falará sobre o que está por vir e como pretende concluir seu trabalho para o povo americano na quarta-feira, às 20h ET.