O governo Biden está rescindindo a rescisão da era Trump de estender o status legal temporário para milhares de imigrantes de quatro países, anunciou o Departamento de Segurança Interna (DHS) na terça-feira. O governo Trump encerrou as designações de Status de Proteção Temporária (TPS) para El Salvador, Honduras, Nepal e Nicarágua em maio de 2018, a partir de janeiro de 2020.
O DHS anunciou que a extensão dos beneficiários do TPS desses quatro países será de 18 meses e os beneficiários dos países poderão se registrar novamente para continuar seu status durante a extensão. O DHS, que disse estar monitorando de perto as condições para avaliar se as designações TPS são apropriadas, está agindo “relevante para o litígio que contesta as rescisões agora rescindidas”, de acordo com a agência.
“Através da extensão do status de proteção temporária, podemos oferecer segurança e proteção contínuas aos atuais beneficiários nacionais de El Salvador, Honduras, Nepal e Nicarágua que já estão presentes nos Estados Unidos e não podem retornar devido aos impactos da desastres ambientais”, disse o secretário do DHS, Alejandro Mayorkas, em comunicado. O DHS disse que a explicação dos critérios de elegibilidade, cronogramas e procedimentos necessários para os atuais beneficiários se registrarem novamente no TPS serão publicados no Registro Federal em breve.
Para beneficiários de El Salvador, a extensão é de 10 de setembro de 2023 a 9 de março de 2025 e permitirá que cerca de 239.000 imigrantes se recadastrem para manter o TPS. Para os beneficiários de Honduras, a extensão é de 6 de janeiro de 2024 a 5 de julho de 2025 e permitirá que cerca de 76.000 imigrantes se registrem novamente para manter o TPS. Além disso, os beneficiários do Nepal terão uma extensão de 25 de dezembro de 2023 a 24 de junho de 2025 e permitirão que 14.500 imigrantes se recadastrem e os beneficiários da Nicarágua terão uma extensão de 6 de janeiro de 2024 a 5 de julho de 2025 e permitirão cerca de 4.000 imigrantes para se registrar novamente.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes