Batidas contra imigrantes transformam áreas de Los Angeles em regiões fantasma

Santee Alley, um dos principais pontos de comércio em Los Angeles, enfrenta um impacto profundo devido às medidas de fiscalização da imigração do governo Trump. Anthony Rodriguez, executivo do LA Fashion District, alerta que essa situação é sem precedentes e pode eclipsar os efeitos da pandemia. As operações de imigração, iniciadas em junho, deixaram marcas visíveis na vitalidade do comércio local
Batidas contra imigrantes transformam áreas de Los Angeles em regiões fantasma

A movimentação no Santee Alley revela um quadro alarmante da fiscalização imigratória sob a gestão Trump,transformando áreas da vibrante Los Angeles em verdadeiros desertos urbanos. Anthony Rodriguez, líder do LA Fashion District Business Improvement District, descreve a situação como “sem precedentes”, apontando que seu impacto pode ser ainda mais profundo do que o causado pela pandemia.

Localizado ao sul do centro, o Fashion District se tornou um dos primeiros locais a enfrentar as operações de imigração em ambientes de trabalho no início de junho, levantando preocupações sobre seu futuro.

reportagens da KTLA, afiliada da CNN, noticiaram que diversos indivíduos foram detidos em lojas de roupas, enquanto uma ação judicial contra a cidade de Los Angeles pela política de proteção aos imigrantes se torna o foco da Guarda Nacional. “O sentimento de insegurança permeia a comunidade”, contou Rodriguez, ressaltando que a maioria dos comerciantes, consumidores e trabalhadores do distrito são imigrantes.

O impacto no movimento de visitantes é expressivo, com uma queda estimada em 45%, o que representa uma perda diária de 10 a 12 mil compradores e gera consequências sérias para a economia local. Rodriguez destaca que esta área é um motor vital para Los Angeles.

Dados recentes do Deportation Data Project mostram que, entre 1 e 10 de junho, o ICE deteve 722 pessoas na região, com a maioria (mais de 417) indicada por violações de imigração. Em contraste, apenas 103 detenções foram registradas no mesmo período em 2024, quando a maioria dos casos envolvia criminosos condenados.

Santee Alley e o Fashion District são bairros com forte influência latina, bem como a Olvera Street, um dos pontos históricos da cidade. Este local celebra a fundação de “El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Ángeles de Porciúncula” por colonos em 1781, refletindo a rica história de Los Angeles que evoluiu sob diversas bandeiras, de Espanha a México e, por fim, os Estados Unidos.

“A preocupação é geral”, comenta Vilma Medina, proprietária de um quiosque de joias. Ela afirma que, mesmo entre cidadãos, o medo persiste. “Estamos em um momento que deveria ser de prosperidade, mas as vendas despencaram 80% desde o início de junho”, lamenta. A comerciante esperava um aumento do movimento devido às férias de verão, mas a realidade tem sido bem diferente.

Medina está utilizando suas reservas na tentativa de sustentar seu negócio, assim como fez durante a pandemia e os recentes incêndios florestais que atingiram a Califórnia. A tenente-governadora Eleni Kounalakis, por sua vez, ressaltou que imigrantes indocumentados na Califórnia contribuem anualmente com mais de 23 bilhões de dólares em impostos, revelando a importância econômica desse grupo para o estado.

Confira o link original do post

Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes

Veja também