Aos 17 anos, a atriz Barbara Paz, 48, sofreu um acidente de carro na noite de Natal que mudou a vida dela. Foram 434 pontos, traumatismo craniano e muitos ossos quebrados. As cicatrizes permaneceram e ela resolveu transformar esta história numa exposição fotográfica. A iniciativa conquistou os internautas famosos e anônimos.
A exposição “Auto-Acusação”, na Galeria Fonte, em São Paulo, mostra uma série de fotografias e performances de Bárbara Paz expondo a essência dela, sem filtro. A mostra vai até 17 de junho.
Ao entrar na exposição, o visitante é recebido ao som de vidro caindo. Uma videoarte da artista, que também é diretora premiada, mostra em preto e branco uma cascata de cacos de garrafas estilhaçadas. Segundo a atriz, conviveu com pó de vidro do acidente por anos.
Desabafo sincero
A atriz jamais escondeu o que passou na noite de Natal ao lado das amigas que sofreram o acidente enquanto o som do carro tocava Madonna.
“Há a Bárbara em carne-viva aqui. Sem a fantasia da máscara e com a verdade de suas cicatrizes. Impressas em seu corpo. Impressas em seu acontecer”, afirmou a atriz no perfil do Instagram.
Segundo Bárbara Paz, a palavra “cicatriz” a inspirou na vida e para exposição.
“Em cada uma das obras – instalações, fotografias, vídeos e palavras – expostas em sua primeira individual “Auto-acusação”, na Galeria Fonte, o medo de ser a Barbara é movente”, afirmou.
Em seguida, a atriz complementa: “Enquanto transmuta, suas memórias se ativam. De outros mundos, com outras criaturas. Enquanto sangra, suas memórias se prolongam. Enquanto rasga, escorre pó de vidro por sua corrente sanguínea”.
Leia mais notícias boas?
- Fábio Assunção volta a fazer faculdade aos 51 e colegas elogiam humildade
- Caco Ciocler e Luciana Braga usam a internet para combater etarismo
- Mamonas Assassinas ganharão turnê de homenagem com atores de filme
Apoio nas redes sociais
Internautas anônimos e famosos apoiaram a iniciativa e não economizaram elogios nas publicações no Instagram da atriz. A escritora gaúcha Martha Medeiros foi só elogios. “Quero muito visitar a exposição, torcendo para que passe por Porto Alegre. Beijo e sucesso.”
Para Gabriel Chalita, também escritor, reagiu: “Forte. Poético. Verdadeiro”. Rudge Rodrigues se identificou com a atriz.
“Eu sofri um acidente de carro quando tinha apenas 4 anos de idade e tive ambas as pálpebras rasgadas, minha mãe segurou parte dela com a mão mas, por aquilo que chamamos de milagre, não tive minha visão comprometida e não fiquei cego mas desenvolvi síndrome do pânico devido ao choque causado pelo acidente, fato esse que me faz viver um dia de cada vez, uma superação diária.”
O ator Paulo Betti postou várias palmas como aplausos.
O problema é que eu sofro
por uma doce queda pela loucura… pic.twitter.com/srQeMeTAl1— Bárbara Paz (@bapazoficial) May 1, 2023
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes