Desde as primeiras horas de terça-feira, guindastes e máquinas pesadas foram mobilizados na faixa de fronteira para instalar, por ordem do governador do Arizona, contêineres metálicos nos vãos inacabados do muro, cuja construção começou na administração de ex-presidente Donald Trump
Segundo o governo do Arizona, o objetivo da colocação dos contêineres é aliviar o que o governador Doug Ducey chama de crise de imigração, visão com a qual o prefeito da cidade de Yuma concorda.
“No geral, vai ajudar, pode não ajudar imediatamente hoje, mas é uma mudança imediata no humor”, disse o prefeito Douglas J. Nicholas. Até agora neste ano fiscal, a Patrulha de Fronteira registrou mais de 230.000 encontros com migrantes no setor Yuma, um fluxo migratório que também foi visto por moradores e trabalhadores da área. 3Para Leonel García, morador de Yuma, entrar ilegalmente nos Estados Unidos é uma etapa na qual ele se vê refletido.
“Trabalho aqui na fronteira e digo que sou legal e já fui assim um dia”, disse ele. Há mais de 20 anos, Leonel trabalha nos campos agrícolas localizados a poucos passos da fronteira. Ele garante que a passagem do migrante já faz parte do seu dia a dia e que dificilmente uma parede ou estrutura poderia impedi-la.
Michelle Pérez, uma migrante da Nicarágua, contou sobre sua jornada até a fronteira. “Você não pode imaginar o risco que cada um passa, o que eles roubam de nós, o eles fazem conosco, são muitas coisas, nós caímos, batemos um no outro, todos nós chegamos molhados, com fome e com sede”, disse ele. O trânsito de muitos migrantes pode ser ainda mais complexo após a instalação de 60 contêineres e arame farpado na faixa de fronteira.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes