“O novo visual bidimensional dá aos nossos anéis uma transformação significativamente mais moderna e ainda mais gráfica, embora a sua geometria seja quase idêntica à dos anteriores”, disse o chefe de design da Audi, André Georgi.”Queremos que os quatro anéis tenham o mesmo aspecto em todo o futuro: seja numa revista, no seu smartphone, ou num outdoor – e no carro ou dentro dele,” continuou.”Como uma marca progressiva premium, a Audi dirige-se a clientes modernos que valorizam um design de alta qualidade e atenção aos detalhes,” acrescentou Frederik Kalisch, estrategista da marca Audi.
A sua cor cromada foi alterada para preto e branco
Os anéis originais representam as quatro marcas de automóveis fundadoras da AudiDescrito pela marca como “os anéis mais famosos do mundo – para além dos anéis olímpicos”, o logotipo original da Audi foi desenhado em 1932.
Cada anel representa um dos quatro fabricantes independentes de automóveis – Audi, DKW, Horch e Wanderer – que se fundiram para se tornarem Auto Union AG na Saxonia durante a recessão global na década de 1930. O logotipo foi concebido para simbolizar a “unidade inseparável das quatro empresas fundadoras”.
O logotipo original da Audi tinha sido ligeiramente alterado em redesigns anteriores, mas os anéis permaneceram inalterados em cada logotipo ao longo da história da marca.
Os anéis achatados apareceram pela primeira vez em ambientes digitais, tais como comunicações de marketing online em 2016 “como consequência da digitalização”.
O rebrand visa atrair consumidores modernos
“A nossa visão é mover a identidade corporativa da área digital para os nossos veículos e normalizar a identificação dos veículos em todos os modelos”, disse Georgi.
Outras marcas de automóveis que optam por desenhos planos para melhor se adaptarem a um cliente moderno são a Volvo, que actualizou o seu logotipo da marca Iron para uma versão plana, menos colorida no ano passado, bem como a Toyota, que lançou um logotipo bidimensional como parte da sua rebrand.
As imagens são cortesia da Audi.