Três pessoas morreram e outras três foram hospitalizadas após tomarem milk-shakes contaminados em um restaurante de Tacoma, cidade de Washington, segundo informou nesta segunda-feira o Departamento de Saúde desse estado americano citado pela rede CNN.
Os investigadores descobriram que o surto está ligado às máquinas de sorvete do restaurante da rede Frugals, que não foram limpas adequadamente, e nas quais foram encontradas impressões genéticas da bactéria Listeria monocytogenes.
A cepa encontrada no milk-shake é a mesma que desencadeou as seis internações entre 27 de fevereiro e 22 de julho, segundo o comunicado divulgado pela CNN. A rede americana acrescentou que a rede de fast-food Frugals ainda não se manifestou sobre o caso. A listeriose é uma doença grave de origem alimentar e tem altas taxas de mortalidade, acometendo com maior frequência grávidas, imunossuprimidos, recém-nascidos e idosos com 60 anos ou mais. Entre os sintomas — que podem aparecer entre o 3º e o 60º dia — estão febre alta, calafrio e dores musculares, além de enjoo, diarreia e vômito. Em casos mais graves, a doença pode causar meningite, aborto espontâneo, parto prematuro ou de natimorto.
A bactéria é transmitida com maior frequência por meio do leite e seus derivados, embora também possa ser encontrada em verduras e legumes crus, carnes ou alimentos refrigerados que não precisam ser cozidos para consumo. Em 2018, segundo a Organização Mundial da Saúde, a África do Sul enfrentou uma das maiores crises de listeriose do mundo, com pelo menos 60 mortes registradas e 750 casos confirmados. Como medida de prevenção, a OMS recomenda uma boa higiene alimentar, com uso de produtos lácteos pasteurizados, cuidado com alimentos crus de fontes animais como carne bovina e de porco, além da lavagem das mãos antes de preparar alimentos e após usar o banheiro. É ideal também lavar frutas, vegetais e legumes crus.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes