Uma menina brasileira de 9 anos foi resgatada por agentes do Instituto Nacional de Migração do México (INM) em uma ilhota no rio Bravo (chamado de rio Grande pelos americanos), segundo o órgão mexicano divulgou nesta terça (20). Ela estava sozinha e foi encontrada no domingo (18).
De acordo com a instituição, a polícia de fronteira dos Estados Unidos alertou a equipe do órgão mexicano sobre uma criança que havia se separado da mãe e ficado sozinha na pequena ilha. A identidade da menina não foi revelada. Em vídeo publicado pelo órgão, no entanto, ela afirma ter 9 anos, ser do Brasil e se chamar Agatha – a imagem do rosto dela foi borrada pelo INM.
No mesmo dia, outro menor de idade, de 15 anos, foi resgatado junto de um familiar maior de idade e mais três adultos provenientes de El Salvador e Honduras. Eles continuaram em território mexicano. Em uma terceira ocorrência no domingo, mais dois imigrantes foram retirados de ilhotas no rio Bravo e levados a hospitais da região. O número de pessoas detidas na fronteira dos EUA com o México ultrapassou 2 milhões tanto no ano fiscal de 2022 como de 2023. Só em setembro do ano passado, foram mais de 200 mil migrantes, segundo o governo americano.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes