CDC, FDA e autoridades regulatórias e de saúde pública em vários estados estão coletando informações para investigar um surto de infecções por Salmonella Oranienburg ligadas às cebolas em vários estados. Dados epidemiológicos e de rastreamento mostram que as doenças neste surto estão associadas a cebolas vermelhas, brancas e amarelas in natura distribuídas pela ProSource Inc. importadas de Chihuahua, no México.
As autoridades disseram que os investigadores estão trabalhando para determinar se outras cebolas ou fornecedores estão ligados a este surto. De acordo com funcionários do CDC, em 18 de outubro de 2021, 652 pessoas infectadas com a cepa do surto de Salmonella Oranienburg foram relatadas em 37 estados.
As doenças começaram em datas que vão de 31 de maio de 2021 a 30 de setembro de 2021. A idade das pessoas doentes varia de menos de um ano a 97 anos, com uma idade média de 37 anos, e 57% são mulheres. Autoridades disseram que 417 pessoas com informações disponíveis foram hospitalizadas. Nenhuma morte foi relatada. O número real de pessoas doentes em um surto é provavelmente muito maior do que o número relatado, e o surto pode não estar limitado aos estados com doenças conhecidas.
Isso ocorre porque muitas pessoas se recuperam sem cuidados médicos e não são testadas para Salmonella. Além disso, doenças recentes ainda não podem ser relatadas, pois geralmente leva de 3 a 4 semanas para determinar se uma pessoa doente faz parte de um surto. Em entrevistas, pessoas doentes responderam a perguntas sobre os alimentos que comeram e outras exposições na semana antes de adoecerem. De 193 pessoas com informações, 145 (75%) relataram comer cebolas cruas ou pratos que provavelmente continham cebola crua antes de adoecerem.
Vários doentes relataram comer nos mesmos restaurantes, indicando que podem fazer parte de grupos de doenças. Esses grupos podem fornecer pistas sobre quais alimentos podem estar causando doenças nas pessoas. Se várias pessoas doentes não relacionadas comeram ou fizeram compras no mesmo local de um restaurante ou loja com vários dias de intervalo, isso sugere que o alimento contaminado foi servido ou vendido lá. Os estados identificaram 20 grupos de doenças em restaurantes onde cebolas foram servidas. As informações desses grupos mostram que muitas pessoas doentes comeram cebolas cruas.
Funcionários dizem que o FDA conduziu uma investigação de rastreamento e identificou a ProSource Inc. como um fornecedor comum de cebolas importadas para muitos restaurantes onde pessoas doentes comiam. A FDA está trabalhando para determinar se outros fornecedores de cebolas podem estar ligados a este surto ou se existe um fornecedor comum de cebolas em Chihuahua, México. O sequenciamento do genoma inteiro de bactérias em amostras de 609 pessoas não previu qualquer resistência aos antibióticos. O teste padrão de sensibilidade aos antibióticos pelo laboratório do Sistema de Monitoramento da Resistência Antimicrobiana (NARMS) do CDC está atualmente em andamento. A maioria das pessoas com Salmonella se recupera sem antibióticos.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes