As opiniões expressas pelos colaboradores Empreendedor são próprias.
No final do verão de 2020, os americanos gastaram 14 bilhões de horas – isto é 1,6 milhão de anos – e US $ 73,2 bilhões em compras online em 2020.
Chegou a hora de investir em sua estratégia de comércio eletrônico.
De Claro, parte dessa estratégia envolve atrair novos clientes. Na verdade, os novos clientes representaram até 75% das compras online entre março e junho do ano passado. Mas reter esses clientes geralmente é tão importante.
Vamos dar uma olhada em alguns dos principais maneiras que seu negócio de comércio eletrônico pode trazer novos clientes – e garantir que eles continuem voltando.
1. Maximize seus canais de distribuição
Muitas empresas que buscam explorar o comércio eletrônico recorrem à Amazon como seu primeiro ponto de entrada. Mas o gigante do varejo é apenas isso – um gigante. Com impressionantes 1,5 milhão de vendedores ativos no site agora (e com a própria Amazon listando produtos de baixo custo “a escolha da Amazon” no topo dos resultados de pesquisa), a competição está mais acirrada do que nunca.
Embora otimizar sua presença na Amazon seja essencial, sua empresa precisa diversificar suas plataformas para maximizar a visibilidade do produto.
Com tantas opções por aí (Pinterest, Google shopping, Facebook shopping, Etsy, eBay e Walmart Marketplace integrado ao Shopify, para citar alguns), integrando perfeitamente suas listas de produtos com vários marketplaces é uma brisa. Não há mais necessidade – ou desculpa – para classificar seus produtos em um fornecedor específico.
Você precisará manter o controle de seus canais externos de alto volume e certificar-se seus clientes veem a mesma qualidade de serviço em todas as plataformas. Mas, com a estratégia certa, você colherá recompensas bastante atraentes.
2. Otimize para usuários móveis
A compra pelo celular não é mais uma preocupação secundária para empresas de comércio eletrônico: os smartphones agora respondem por mais da metade das visitas a sites de varejistas e estão em vias de realizar mais de 50% dos gastos online até setembro de 2022.
Precisa de mais algumas estatísticas para convencê-lo? Entre apenas 29 de março e 4 de abril do ano passado – apenas uma semana – os aplicativos de compras móveis alcançaram 14,4 milhões de downloads nos EUA, um aumento de 20% em relação a janeiro . E em junho, 90% dos consumidores com idade entre 25 e 35 anos disseram que preferiam fazer compras pelo telefone.
As compras pelo celular não são apenas o caminho do futuro – é o que os clientes desejam agora.
Então, dê a eles o que eles querem. Atraia os compradores móveis otimizando seu site móvel – seja um suporte de bate-papo integrado, uma experiência de compra online simplificada ou simplesmente uma interface compatível com dispositivos móveis. Crie um aplicativo dedicado para maximizar sua presença na App Store e no Google Play e garanta que suas lojas em sites e aplicativos de terceiros sejam tão fáceis de usar quanto as versões para desktop.
Relacionado: O comércio eletrônico está crescendo. Veja como tirar vantagem
3. Trate os clientes como pessoas – não como métricas
De acordo com o estudo mais recente da Salesforce sobre o estado de marketing, 84% dos clientes dizem que a experiência que uma marca oferece é tão importante quanto produtos ou serviços que oferece.
A era digital tornou muito fácil negligenciar o valor da interação humana. As empresas têm uma oportunidade sem precedentes de acessar grandes públicos em várias plataformas. Às vezes, podemos esquecer que há uma pessoa real por trás de cada contato, consulta ou venda.
Mas, a necessidade de interação individual de qualidade não foi embora. Estudos descobriram que 89% dos consumidores levariam seus negócios para outro lugar se recebessem um atendimento ao cliente decepcionante.
Reserve um tempo para fazer uma conexão pessoal com seus clientes. Faça com que se sintam ouvidos, compreendidos e, acima de tudo, lembre-os de que são apreciados. Fornecer atendimento ao cliente acima e além para clientes em potencial os atrai; continuar fazendo isso após uma venda faz com que eles se sintam valorizados – e, em última análise, faz com que voltem.
Então, como você faz essas conexões valiosas? Interaja com seus clientes em seus canais de mídia social, respondendo a quaisquer dúvidas ou preocupações com um interesse genuíno em ajudá-los. Você pode até configurar grupos de bate-papo, chamadas de Zoom ou transmissões ao vivo no Facebook ou Instagram para dar aos seus clientes a oportunidade de fazer perguntas e dar um rosto humano ao nome da sua empresa.
O objetivo é para se envolver e mostrar aos seus clientes que você está investindo na construção de vínculos reais com eles em cada etapa do processo.
Relacionados: Por que você deve apostar no futuro do comércio eletrônico
4. Os clientes querem aprender algo – então ensine-os
Está tendo problemas para converter visitantes do site em clientes compradores? Não basta apenas oferecer seus produtos – você precisa fornecer aos visitantes algo de valor real.
Suas plataformas devem responder a várias perguntas: Por que um cliente deveria procurá-lo pelo produto ou serviço você está oferecendo? O que o diferencia da concorrência? Que ofertas exclusivas você tem que os clientes devem – e querem – saber?
Digamos que você venda botas de couro veganas. Você pode simplesmente investir em marketing que destaque os benefícios do couro vegano e os tipos específicos de botas que você está vendendo. Mas os clientes podem encontrar essas informações em muitas outras fontes.
Uma abordagem mais eficaz seria criar um guia do comprador que ensine aos clientes algo novo sobre o seu produto. Avalie os prós e os contras do couro vegano em relação ao couro tradicional, incluindo durabilidade, aparência e toque, e conte a história de como seu produto é feito – desde a compra até a produção e embalagem.
Clientes que aprender algo com seu site provavelmente voltará. Dedicar tempo para educá-los os deixa interessados e vai além para envolvê-los com sua marca.
Sempre pense dois passos à frente
Não é suficiente continuar a confiar em suas velhas estratégias de comércio eletrônico no clima imprevisível de hoje. O mundo está se adaptando – você precisará fazer o mesmo para atrair novos clientes e garantir que os clientes existentes continuem voltando.
Os consumidores têm mais opções do que nunca quando se trata de online Shopping. Então, por que eles deveriam vir até você? Você oferece uma experiência de compra perfeita e em várias plataformas? O seu serviço ao cliente envolve o seu público e faz com que se sintam valorizados? Caso contrário, pode ser hora de repensar sua estratégia e intensificar seu jogo de comércio eletrônico para melhor.
Relacionado: Um Guia para Iniciantes para construir um negócio lucrativo de comércio eletrônico
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.